Suspeitos de exploração sexual infantojuvenil pela internet são alvos de operação


Dois homens, um maior e um menor de idade, moradores da cidade de Caldas Novas, no estado de Goiás, foram alvos de mandados prisão preventiva e busca e apreensão nesta terça-feira (25), suspeitos de exploração sexual infantojuvenil, praticados pela internet.

Os suspeitos utilizavam um perfil falso no Instagram para abordar e ganhar a confiança de vítimas menores de idade. As investigações tiveram início em abril de 2024, após a denúncia de uma interação suspeita com dois adolescentes de Cuiabá, capital mato-grossense.

Suspeitos de exploração sexual contra crianças e adolescentes são alvos de operação. (Foto: Polícia Civil)

De acordo com a Polícia Civil, as interações com as vítimas começavam em uma plataforma de jogos e, depois, seguiam para o Instagram, por onde os suspeitos solicitavam imagens e vídeos com cenas de nudez de menores de idade.

A abordagem criminosa causou danos graves à dignidade e à integridade das vítimas.

A ação faz parte da segunda fase da Operação Jogo de Ilusão, realizada pela Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos, para combater crimes graves de exploração sexual infantojuvenil praticados pela internet, previstos no Estatuto da Criança e Adolescente.

Durante a operação foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão preventiva para o maior de de idade, expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá.

As ordens judiciais cumpridas na cidade de Caldas Novas, são resultado da análise dos materiais apreendidos e provas colhidas na primeira fase da operação.

O delegado titular da delegacia especializada, Guilherme Fachinelli, reforçou a importância da operação e da conscientização da população sobre os riscos do ambiente virtual, especialmente para crianças e adolescentes. Ele destaca ainda a colaboração entre forças de segurança dos diferentes estados.

As buscas foram realizadas pela equipe da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos, com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Civil do estado de Goiás, sediada em Caldas Novas (GO).

  1. Comandante da PM é afastado após sumiço de adolescente em Peixoto de Azevedo

  2. Suspeito de produzir imagens de exploração sexual infantil com IA é alvo de operação



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Polícia prende estudante de Direito suspeita de integrar quadrilha em SC

Uma estudante de Direito e estagiária da Justiça Federal foi presa, na manhã desta terça-feira…

quando é hora de ir ao pronto-atendimento?

Com a alta nos casos de arboviroses – como dengue, zika e chikungunya – e…

Duas pessoas são presas por envolvimento em ataque a consulado russo

Duas pessoas que estavam relacionadas ao ataque no consulado russo foram presas em Marselha na…