Na atualidade, em que as telas estão cada vez mais presentes nas famílias, estimular o hábito da leitura desde a infância é uma experiência essencial para o desenvolvimento das crianças e um exercício de criatividade — um quesito que é marca registrada do livro Lorenzo e Seus Planetas.
OUÇA ABAIXO A REPORTAGEM COMPLETA QUE FOI AO AR NA MORENA FM 🎧
A obra foi o destaque do “Tá lendo o quê?”, quadro do programa Primeira Página da Rádio Morena FM.
O livro conta a história de um menino chamado Lorenzo, que se inspira a explorar o universo, conhecendo planetas, estrelas e luas. Segundo o autor Heitor Simões, apesar de produzir outros tipos de literatura, o mundo infantil sempre foi seu xodó.
“Desde cedo, trabalhei com crianças e sentia que elas gostavam das histórias que inventava. Até que um dia, escrevi uma história para a mãe dos meus filhos contar em sala de aula. Chamava-se O Bardo dos Sonhos. Logo virou um livro. Desde então, nunca mais parei de inventar histórias para crianças. Os benefícios são enormes, desde a noção de que devemos cuidar do nosso planeta até a possibilidade de termos crianças curiosas e participativas, mostrando que devemos sempre entender o universo em que estamos.”
Heitor Simões, escritor.
Lorenzo e os Planetas é parte de uma coleção de obras voltadas para o ensino fundamental. A ideia central é pensar no ser humano como um todo e não de forma isolada.
Tudo começou quando Lorenzo, um garoto muito curioso, aprendeu uma nova palavra: ‘lua’. Depois, ele ficou fascinado ao descobrir a lua no céu e, sempre olhando para cima, se perguntava: “O que mais existe lá em cima, além da lua?” A partir daí, Lorenzo decidiu que queria conhecer o universo!
-
Tá lendo o quê? Livros de poesias versam sobre amor, abandono e tempo
-
Conheça livro que celebra 100 anos do Asilo São João Bosco
Semelhanças à parte, o pequeno leitor Lorenzo Fontana da Rocha, de 8 anos, é apaixonado pelo espaço.
“Eu também gostei do livro. Tem um site que mostra os lugares dos planetas e as constelações. Também tenho um livro sobre o espaço e dois quebra-cabeças. Eu gostei demais do seu livro. Marte sempre é muito quente, Júpiter é bem grande, quem diria? Saturno também é gigante. Urano é cheio de luas, e Netuno é o mais distante.”
Lorenzo Fontana da Rocha.
Construída com simplicidade e encanto, a obra incentiva a curiosidade e o aprendizado de forma divertida. Lavínia Camargo da Rocha, de 6 anos, também adorou a leitura.
“Eu adorei o livro, ele é muito divertido. Tem muitos planetas, por isso achei muito divertido. Todo mundo é muito parecido. Adorei. Cantando com alegria, dizia: ‘Mergulho perto, Vênus brilhou, Terra nossa moradia.’”
Lavínia Camargo da Rocha.