Nesta terça-feira (1º), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste das tarifas de energia elétrica da concessionária Energisa, que atua em Mato Grosso. As novas tarifas entrarão em vigor a partir de 8 de abril.
Para os consumidores de baixa tensão, que representam 99,5% das classes de consumo no estado, a correção será de 0,34%.
Já os clientes residenciais do Grupo B terão um acréscimo ainda menor, de 0,23%, mantendo um percentual acumulado negativo nos últimos dois anos.
Por outro lado, para os consumidores do Grupo A, que inclui aqueles que utilizam média e alta tensão, o reajuste médio será de 5,42% em 2025.
O cálculo segue as diretrizes estabelecidas no contrato de concessão, incluindo a gestão eficiente dos recursos pela Energisa.
Tarifas abaixo da inflação
Os reajustes aprovados estão abaixo dos principais índices econômicos do país.
O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) acumulou alta de 9,29% no mesmo período, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou 5,48% nos últimos 12 meses.
Com quase 1,7 milhão de consumidores, o estado alcançou em 2025 o maior investimento per capita do país em distribuição de energia. A Energisa está destinando R$ 1,6 bilhão neste ano para o fortalecimento e a expansão das redes elétricas, com foco especial nas áreas rurais e no interior do estado.