Aproveitando o calor intenso do Pantanal, um tamanduá-bandeira foi flagrado se refrescando com um banho caprichado em um rio. O vídeo encantador foi publicado pelo Projeto Tatu-Canastra e mostra o animal deitado na água, passando as longas unhas pelo corpo, como se estivesse esfregando para se lavar.
O tamanduá-bandeira é uma das grandes estrelas do Pantanal. Conhecido por seu porte impressionante, é o maior de todos os tamanduás.
O animal pode atingir até 60 kg e medir cerca de 1,20 metro, sem contar os 90 cm de sua cauda longa e peluda.
Sua pelagem, marcada por uma faixa diagonal preta contornada de branco que se estende até o peito e ombros, é característica da espécie.
Apesar de sua beleza e importância ecológica, o tamanduá-bandeira enfrenta ameaças sérias no Brasil, sendo classificado como uma espécie em perigo de extinção.
-
Mini tamanduá pede colo e ganha carona da mamãe para desbravar mata
Esses animais são encontrados principalmente em campos abertos e no Cerrado, com uma população significativa na região Centro-Oeste, incluindo o Pantanal.
Entre os desafios para sua sobrevivência estão a destruição do habitat, ataques de predadores e a baixa taxa reprodutiva.
As fêmeas têm apenas um filhote por ano, que nasce pequeno e frágil. Nos primeiros meses de vida, o filhote é carregado nas costas da mãe, o que o torna ainda mais vulnerável.
Além disso, em algumas situações, a falta de instinto materno pode levar ao abandono da cria logo nos primeiros dias de vida.