A poluição aliada à seca extrema e à baixa umidade contribui para que as primeiras chuvas sejam ácidas. No entanto, não são apenas esses fatores em relação às chuvas que devem acender alerta na população. Rajadas de vento, queda de galhos e raios são perigosos no período chuvoso.
Por esse motivo, a Defesa Civil emitiu alerta quanto à segurança em tempos de pancadas de chuva e choque entre massas de ar frio e quente.
De acordo com o órgão, as ações de prevenção devem começar antes que das primeiras chuvas. Os moradores devem fazer podas nas árvores de quintais e calçadas para evitar quedas. Também é necessário fazer a limpeza das calhas e telhados, a fim de evitar entupimentos e que a água invada as casas. Limpar os ralos e caixas de escoamento da água nos quintais também ajuda a evitar transtornos em dias de chuva.
Além disso, o alerta também indica a necessidade de cuidar da destinação dos lixos, já que estes são causadores de entupimento das bocas de lobo e também dos bueiros, provocando o transbordamento da água da chuva.
Neste sentido, a orientação é de que o cidadão faça o descarte adequado de materiais como terra, lixo e móveis para que não haja possibilidades de alagamentos por obstrução.
A Defesa Civil também orienta o cuidado com a rede elétrica, e do acionamento do órgão em quaisquer oportunidades em que vidas estejam em risco.
O contato dos bombeiros é 193, já o da Defesa Civil é 199.
-
Alerta: chuvas intensas estão previstas para vários municípios de MT
-
Prefeitura emite alerta de chuva ácida em Cuiabá