O tempo seco e as altas temperaturas vão fazer parte da rotina dos moradores de Mato Grosso do Sul nos próximos dias. Segundo os especialistas da Climatempo, a tendência para outubro é que seja um mês quente.
Inclusive, atenção! Uma onda de calor está prestes a atingir todo estado. Nesta terça-feira (1º), a combinação da circulação de ar na atmosfera e alta incidência de sol serão o combo para o dia.
A umidade do ar vai ficar baixa em todas as regiões do estado. As porcentagens podem ficar abaixo de 20%, alcançando 12% na região nordeste de Mato Grosso do Sul. De acordo com a Climatempo, os pontos de atenção são para Campo Grande, regiões sul e oeste do estado.
A baixa umidade prejudica a saúde, afeta a respiração e atrapalha atividades diárias. Veja as dicas para enfrentar o calorão e o tempo seco:
- Mantenha-se hidratado;
- Evite a exposição prolongada ao sol entre as 10h e as 16h;
- Busque abrigo em locais com sombra;
- Use roupas leves e frescas;
- Aplique protetor solar regularmente;
- Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário.
O calor vai ser predominante ao longo de toda a semana. Há a expectativa de chuva, em Campo Grande, apenas na quinta-feira (3), com tendência de frente fria. Veja a previsão para as principais cidades do estado nesta terça:
- Campo Grande: máxima de 34 °C e mínima de 26 °C;
- Dourados: máxima de 36 °C e mínima de 25 °C;
- Corumbá: máxima de 38 °C e mínima de 23 °C;
- Ponta Porã: máxima de 34 °C e mínima de 23 °C;
- Três Lagoas: máxima de 38 °C e mínima de 25 °C.