Terremoto em Mianmar: Serviço dos EUA estima que mortes ultrapassem 10 mil


O número de mortos pelo terremoto de magnitude 7,7 que atingiu o centro de Mianmar deve ultrapassar 10 mil, estimou o Serviço Geológico dos EUA (USGS) nesta sexta-feira (28).

O USGS emitiu um alerta vermelho para as mortes estimadas do terremoto, indicando “altas baixas e danos extensos”.

O governo militar do país relatou que pelo menos 694 pessoas morreram até agora, mas o número deve aumentar à medida que mais escombros forem removidos e corpos forem recuperados. Os militares afirmaram que ao menos 1.670 pessoas ficaram feridas.

O tremor também atingiu a Tailândia e uma autoridade informou que pelo menos 10 pessoas morreram na capital Bangkok. Equipes de resgate vasculham os escombros de um prédio que estava em construção e desabou. Mais de 100 ficaram desaparecidas no país.

Em Mianmar, grande parte da destruição ocorreu em Mandalay, segunda maior cidade do país, com uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas, município é a antiga capital real do país e um importante centro do coração budista.

A junta militar de Mianmar pediu que doadores de sangue contatassem hospitais. A ONU informou que relatórios iniciais da nação indicam “danos significativos”.

Terremoto histórico

O tremor desta sexta-feira (28) é certamente o maior a atingir Mianmar desde 1946 e provavelmente o mais forte dos tempos modernos.

Ele se rompeu ao longo da Falha de Sagaing. A última vez que um terremoto dessa magnitude atingiu a terra foi em 2023 na Turquia, que matou mais de 50 mil pessoas.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vídeo mostra homem sendo salvo por bombeiros ao se engasgar com carne

Homem de 42 anos foi salvo por militares do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, após…

Unicamp tem vagas gratuitas para diversos cursos

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está ofertando gratuitamente cursos de capacitações em áreas como…

Caso Vitória: em que ponto está a investigação sobre morte da jovem

O corpo de Vitória Regina de Souza, 17 anos, foi encontrado em 5 de março…