Forte terremoto foi registrado na Ásia, nesta terça-feira (7). Segundo a imprensa internacional, mais de 120 pessoas morreram na catástrofe. Uma área remota do Tibete foi a mais castigada pelos efeitos dos tremores. O abalo também foi sentido em regiões do Nepal, Butão e partes da Índia. Veja o vídeo abaixo:
O terremoto de magnitude 7,1 aconteceu às 9h05, horário local, a uma profundidade de 10 quilômetros (6,2 milhas) e foi seguido por vários tremores secundários, conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Os abalos destruíram casas em vilarejos remotos dos Himalaias, cidade sagrada tibetana próxima. Turistas visitantes do Monte Everest também sentiram os abalos.
De acordo com a China Central Television (CCTV), pelo menos 126 pessoas morreram e 188 ficaram feridas no terremoto. Mais de 3.600 casas foram danificadas, segundo a emissora estatal.
Até a noite de terça-feira, cerca de 150 tremores secundários foram registrados, 19 dos quais tiveram magnitudes de 3,0 ou mais, de acordo com o Centro de Redes Sísmicas da China.
Equipes de resgate vão ser enviadas ao local, que ficou completamente destruído. A maior cidade próxima ao sismo é Shigatse, e tem uma população de aproximadamente 800.000 pessoas e é a sede tradicional do Panchen Lama, o segundo maior líder espiritual do budismo tibetano, ficando atrás apenas do Dalai Lama.