O novo teste PCR multiplex rápido para o diagnóstico de meningite em cerca de 1h passa a fazer parte do rol de procedimentos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com cobertura obrigatória pelos planos de saúde privados.
O teste PCR multiplex serve para o diagnóstico simultâneo de meningites e encefalites em curto tempo e diferencia casos bacterianos e virais, segundo Allan Munford, gerente regional Latam de Marketing para Diagnósticos Sindrômicos da Qiagen, multinacional responsável por trazer esse tipo de exame ao país.
“Se até então levava cerca de dois ou três dias para saber se o paciente estava infectado por um vírus ou uma bactéria causadora da doença, agora, em apenas uma hora este exame concede o resultado, o que permite manejar com urgência o tratamento mais indicado para cada caso”, explica Munford.
Os laboratórios centrais e hospitais públicos têm o prazo máximo de 180 dias para disponibilizar os novos testes. “Como a nova Portaria para incorporação do teste entrou em vigor no último mês de dezembro, provavelmente até o final deste primeiro semestre teremos essa novidade disponível aos brasileiros”, diz Allan.
O novo teste também pode colaborar com o objetivo do SUS que é erradicar a meningite no Brasil até 2030, como parte do plano nacional do Ministério da Saúde.
Em 2024 foram registrados mais de 233 mil casos de meningite no país e mais de 22,5 mil casos foram fatais ao longo dos últimos 14 anos.