Testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue, decide STF


Testemunhas de Jeová podem recusar o uso de transfusão de sangue em tratamentos médicos. A decisão favorável aos pacientes que pertencem à denominação cristã conquistou a maioria dos votos no STF (Supremo Tribunal Federal), nesta quarta-feira (25).

Bolsas de sangue (Foto: Divulgação)

A decisão permite a recusa baseada na convicção religiosa dos pacientes. Porém, a medida não autoriza que pais com filhos menores de idade recusem esse tipo de tratamento por eles.  

Também fica decidido que esses pacientes podem exigir que o Poder Público arque com os custos de procedimentos alternativos à transfusão, desde que o procedimento exista no SUS (Sistema Único de Saúde) e não gere “custos desproporcionais”.

Em Mato Grosso do Sul, as Testemunhas de Jeová totalizam cerca de 9.443 pessoas. No Brasil, estima-se que o número seja de 908 mil. 

Em nota divulgada nesta tarde, as Testemunhas de Jeová afirmam que a decisão “fornece segurança jurídica aos pacientes, às administrações hospitalares e aos médicos comprometidos em prover o melhor tratamento de saúde, sempre respeitando a vontade do paciente”.

O texto diz ainda, que a  “decisão da mais alta corte brasileira está em sintonia com as deliberações de tribunais em diversos outros países, como Reino Unido, Itália, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, Argentina, Colômbia e Chile entre outros — além de estar respaldada por organismos internacionais, como a Corte Europeia de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humano”.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vídeos mostram temporal em Sorriso; veja como se proteger em tempestades

Depois de 158 dias sem chuva, a cidade de Sorriso, a 420 km de Cuiabá…

Cerca de 140 mil crianças no Líbano foram deslocadas em 4 dias após ataques de Israel, diz ONG

Os ataques israelenses no Líbano nos últimos quatro dias deslocaram cerca de 140.000 crianças, “com…

São Paulo começa nova operação para reduzir algas no Rio Pinheiros nesta sexta-feira (27)

O governo de São Paulo inicia nesta sexta-feira (27) uma nova operação de bombeamento para…