Os moradores de São Gabriel do Oeste, a 136 quilômetros de Campo Grande, foram pegos de surpresa por um fenômeno meteorológico raro nesta sexta-feira (17). Uma nuvem funil, parecida com um tornado “cortou” o céu do município na manhã de nuvens carregadas. Confira abaixo.
Nuvem funil
Apesar da semelhança, o evento climático não se tratou de uma ameaça catastrófica, embora geralmente seja acompanhado de forte chuva, conforme explica o meteorologista Natálio Abrahão Filho.
“Trata-se de uma nuvem funil que se forma embaixo de uma nuvem chamada cumulonimbus. Pode ser seguida de trovoadas, rajadas de vento fortes acima de 70 km/h e chuva”.
Natálio Abrahão Filho, meteorologista.
Na prática, o fenômeno ocorre quando há ventos rotacionais dentro desse tipo de nuvem, resultando em uma circulação atmosférica de vento e nuvem.
Para ser considerado um tornado, o movimento rotacional tem que atingir o solo e também ter uma velocidade de rotação muito maior, capaz de causar estragos.
Alerta
São Gabriel é um dos 29 municípios sob alerta de chuvas intensas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nesta sexta-feira (17). É esperado chuva de no mínimo 30 milímetros e ventos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas na cidade.