Mais de 2,6 mil agências dos Correios espalhadas por todo o Brasil serão pontos de requerimento do benefício por incapacidade temporária para o trabalho, popularmente conhecido com auxílio-doença.
A medida, implementada como projeto-piloto em Fortaleza, capital do Ceará, é fruto da parceria entre a estatal, o Ministério da Previdência Social e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Mas, para tanto, será preciso que o trabalhador envie documentação pelo Atestmed, ferramenta digital do INSS que baixa laudos médicos e a análise de casos.
O anúncio do projeto foi feito nesta terça-feira (15) e tem objetivo de otimizar o processo, já que o solicitante não vai precisar agendar perícia presencial com um médico federal.
Com isso, a expectativa é de que o tempo médio de espera pela liberação do benefício, hoje estimado em 15 dias, seja menor. Vale ressaltar, no entanto, que a medida serve somente para quem se afastará por até 180 dias.
Na prática
O solicitante deve ir à agência, local em que um funcionário da estatal vai digitalizar a documentação requisitada e colocá-la diretamente no sistema do INSS.
O trabalhador também pode fazer pré-requerimento pela Central 135, mas, neste cenário, o solicitante deve fazer o pedido dentre de cinco dias também nos Correios.