Após horas de interdição devido às fortes chuvas nesta quarta-feira (25), a Sinfra-MT (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) confirmou a liberação em meia pista do trânsito na MT-251, região do Portão do Inferno, com sistema de pare e siga por tempo indeterminado.
A decisão foi tomada após fortes chuvas atingirem a região, aumentando os riscos de deslizamentos e acidentes.
De acordo com a Sinfra, foram registrados mais de 50 milímetros de chuva nas últimas 12 horas. Para mais informações acessar o site oficial da secretaria.
A obra
Toda a região, dos kms 42 a 48 km, é considerada instável, uma vez que o Governo de Mato Grosso decretou situação de emergência em 14 de dezembro, em razão de desastre classificado como “movimento de massa-queda, tombamento e rolamento de blocos”.
A Sinfra-MT já fez a licitação emergencial para execução da obra. A empresa contratada foi a Lotufo Engenharia, que apresentou a proposta de R$ 29,5 milhões.
LEIA MAIS: Você sabia que Chapada dos Guimarães já foi mar e teve até vulcão?
O Portão do Inferno, no ano de 2023, ficou marcado por inúmeras movimentações rochosas que atrapalharam o comércio, a infraestrutura e a vida em Chapada dos Guimarães.
Os desmoronamentos de blocos na região ocorrem há muitos anos, porém as ocorrências têm se intensificado desde o começo do período chuvoso, em novembro de 2023. De lá pra cá, o local permanece com o tráfego de veículos prejudicado.