Após temporal de 98 milímetros em apenas um dia, o trecho na região do Portão do Inferno, na MT-251, que liga Cuiabá e Chapada dos Guimarães, será liberado apenas na sexta-feira (6) a partir de 12h. A informação foi divulgada pela Sinfra-MT (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) como protocolo de segurança.
O trecho está bloqueado desde a manhã desta quinta-feira (5).
Em duas horas, o volume correspondeu a 40% da média do mês de dezembro no município de Chapada.
Transtorno para motoristas
Com a forte chuva, o resultado foi um transtorno grande que alguns motoristas enfrentaram. Vitória Barros, 84 anos, ficou presa no engarrafamento desde às 10h dentro de um veículo. Até às 15h não havia previsão de seguir viagem.
A filha de Vitória, Dorian Antunes, disse ao Primeira Página que a idosa ficou sem almoço e sem poder ir ao banheiro por conta da grande de veículos no local. “O Portão do Inferno está fechado desde cedo. Mamãe está na estrada desde 10h com o carro parado. Ela foi de lotação em uma van que leva passageiros. Saiu 9h50 e está lá até agora. Tem muita gente na fila e ela já está praticamente sem água e sem almoçar”.
Alternativa para motoristas
Enquanto o trecho permanecer bloqueado, os motoristas que precisam viajar entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães devem seguir pela rota alternativa indicada pela Sinfra-MT.
O desvio recomendado inclui a BR-163/070 até Campo Verde, e, em seguida, as rodovias MT-140 e MT-251 para chegar ao destino.
A secretaria reforça que o desvio pela MT-246, entre Água Fria e Estrada de Manso, não é permitido para veículos acima de 36 toneladas. Fica proibido para qualquer veículo de carga se estiver chovendo.
A medida, segundo a Sinfra, busca garantir a segurança dos usuários da rodovia.
Equipes estão monitorando as condições do trecho para liberar o tráfego o mais breve possível, mas, no momento, não há previsão para reabertura.
Motoristas devem evitar riscos ao trafegar por vias afetadas pelas chuvas.