Trem de pouso de avião na Coreia do Sul parece não ter sido baixado, diz especialista

CNN Brasil


O trem de pouso do avião que colidiu contra o muro de um aeroporto na Coreia do Sul parece não ter sido baixado quando realizou o pouso forçado na pista, de acordo com uma especialista.

Mary Schiavo, ex-inspetora-geral do Departamento de Transportes dos EUA, baseou a análise em vídeos do momento da colisão, ocorrido na manhã neste domingo (29), pelo horário local (noite de sábado, 28, pelo horário de Brasília).

A especialista disse que um dos motores pode ter quebrado ou que o painel do avião pode ter sido danificado. Outra possibilidade, ela disse, é que o piloto estivesse tentando arremeter.

“Talvez houvesse problemas com as luzes e eles não soubessem ao certo se o trem de pouso estava abaixado ou não. É um procedimento muito apropriado entrar no aeroporto e passar pela pista para fazer a torre (de controle) olhar para confirmar se o trem de pouso está abaixado ou levantado”, disse Schiavo à CNN.

O voo da Jeju Air transportava 181 pessoas (175 passageiros e seis tripulantes) de Bangkok, capital da Tailândia, para a Coreia do Sul. Até o momento, 122 mortes foram confirmadas.

A tragédia ocorreu durante uma movimentada temporada de viagens de fim de ano, observou Schiavo, que falou de Chiang Mai, Tailândia.

“Tudo está lotado de famílias celebrando os feriados”, disse.

Embora a Jeju Air seja uma companhia aérea low-cost (de baixo custo), a Coreia do Sul tem uma classificação de segurança de aviação geralmente alta, segundo Schiavo.

A Coreia do Sul é classificada como categoria 1 no Programa Internacional de Avaliação de Segurança da Aviação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Multidão lota Copacabana para receber 2025

Milhões de pessoas, entre cariocas, turistas nacionais e internacionais, se reuniram na praia de Copacabana…

Entenda novo decreto que autoriza clubes de tiro perto de escolas

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, publicou decreto nesta terça-feira (31) que…

Drone naval com mísseis ucranianos destrói helicóptero russo pela primeira vez

O serviço inteligência militar ucraniano disse nesta terça-feira (31) que com um de seus drones…