Durante o apagão cibernético desta sexta-feira (19), três voos atrasaram em Mato Grosso do Sul. Duas aeronaves decolaram depois do previsto no Aeroporto Internacional de Campo Grande e uma no aeroporto de Corumbá, conforme a Aena, companhia que administra os terminais.
A demora nas decolagens, no entanto, não está diretamente relacionada com o apagão, ocorreram por “questões das companhias aéreas”, informa a companhia.
Confira nota da Aena na íntegra.
“As falhas que provocaram um apagão cibernético na manhã desta sexta-feira (19) não afetaram as operações de pouso e decolagem nos 17 aeroportos administrados pela Aena no Brasil. Todos os aeródromos estão em situação operacional normal. Ainda assim, por questões das companhias aéreas, até 13h desta sexta-feira houve o registro de 34 voos com saídas atrasadas, sendo 15 no Recife, 10 em Congonhas, dois em Campina Grande, dois em Campo Grande e dois em Montes Claros, e mais um atraso nos seguintes aeroportos: Aracaju, Corumbá e Santarém. Além disso, quatro voos foram cancelados: dois em Congonhas, um em Uberaba e outro em Montes Claros”.
Aena.
O apagão
Ao que tudo indica o problema está relacionado com uma falha nos sistemas operacionais da CrowdStrike, uma empresa de segurança cibernética dos Estados Unidos com mais de 20 mil assinantes em todo o mundo e que presta serviço para a Microsoft.
O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, informou em sua conta no X que a empresa sofreu uma interrupção nos serviços por conta de uma atualização no sistema, conforme o portal G1.
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Segundo alerta enviado pela CrowdStrike, a falha se deu no software amplamente utilizado conhecido como sensor “Falcon” e atingiu oAzure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft – usada para guardar informações e contratada por diversas empresas.
O problema atingiu computadores e afetou vários setores, incluindo o aeroportuário, serviços bancários e de saúde por todo o mundo. A pane teria sido resolvida pela Microsoft por volta das 7h, no horário de Mato Grosso do Sul, mas “impacto residual da interrupção cibernética” continuou afetando alguns aplicativos do Office 365 (plataforma do Windows) e outros serviços ao longo do dia.