Tribunal Penal Internacional condena sanções de Trump

CNN Brasil


O Tribunal Penal Internacional (TPI) declarou nesta sexta-feira (7) que condenou a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor sanções à sua equipe.

Trump autorizou na quinta-feira (6) sanções econômicas e de viagem visando pessoas que trabalham em investigações do Tribunal Penal Internacional sobre cidadãos dos EUA ou aliados do país, como Israel, repetindo a ação que ele tomou durante seu primeiro mandato.

A medida foi um protesto contra o mandado de prisão do tribunal para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e ocorreu enquanto o líder israelense estava visitando Washington.

O TPI afirmou que a ordem prejudicaria seu trabalho judicial e instou seus 125 Estados-membros a “permanecerem unidos” pela justiça e pelos direitos humanos.

“O tribunal apoia firmemente seu pessoal e promete continuar fornecendo justiça e esperança a milhões de vítimas inocentes de atrocidades em todo o mundo, em todas as situações diante dele”, disse o tribunal.

O Tribunal Penal Internacional foi criado em 2002 para processar crimes de guerra, crimes contra a humanidade, genocídio e crime de agressão quando os estados-membros não estão dispostos ou não podem fazê-lo eles mesmos.

Ele pode processar crimes cometidos por cidadãos de Estados-membros ou no território deles por outros atores.

Os Estados Unidos não fazem parte do quadro de membros.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Avião que caiu em São Paulo explodiu após tocar o solo; veja vídeos

Um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda,…

Americanos recebem alerta do governo ao virem para Carnaval no Brasil

A Embaixada dos Estados Unidos emitiu um alerta para os cidadãos americanos que planejam aproveitar…

Rotas do agro em MT serão leiloadas pelo governo federal

Trechos das principais rodovias de escoação agrícola de Mato Grosso, conhecidas como “rotas do agro”,…