O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou os incêndios florestais mortais da Califórnia que mataram pelo menos cinco pessoas de “uma verdadeira tragédia”, na quarta-feira (8).
Trump também criticou o governador do estado, Gavin Newsom, pelo que ele disse serem políticas que levaram à falta de água para combater os incêndios.
Falando ao lado de líderes republicanos no Capitólio dos EUA, Trump culpou as políticas de conservação do estado pela falta de água disponível.
“Eu tenho tentado fazer com que Gavin Newsom permita que a água venha. Eles a enviaram para o Pacífico porque estão tentando proteger um peixinho minúsculo, chamado de smelt. E pelo bem do smelt, eles não têm água. Eles não tinham água nos hidrantes hoje em Los Angeles.”
Donald Trump
Na quarta-feira, pelo menos três grandes incêndios queimaram em comunidades do Condado de Los Angeles simultaneamente, incluindo um incêndio no bairro afluente Pacific Palisades, uma área a oeste do centro de Los Angeles pontilhada com casas de celebridades multimilionárias construídas ao longo de cânions íngremes.
Em todo o condado, mais de 70.000 pessoas receberam ordens de evacuação e pelo menos cinco morreram enquanto ventos fortes alimentavam os incêndios, que queimam desde terça-feira (7).
Os incêndios destruíram centenas de edifícios e mais de mil estruturas, segundo autoridades.