O presidente Donald Trump, a pessoa mais velha a assumir o cargo nos Estados Unidos, passa pelo primeiro exame físico do seu segundo mandato nesta sexta-feira (11), sem anestesia geral, informou a Casa Branca.
Trump, que completa 79 anos em junho, é conhecido por seu amor por fast food, mas frequentemente fala sobre sua sólida saúde física e mental.
“Nunca me senti melhor, mas, mesmo assim, essas coisas precisam ser feitas!”, escreveu Trump em uma publicação na plataforma Truth Social na segunda-feira (7), anunciando o exame planejado.
A secretária de imprensa, Karoline Leavitt, disse que a Casa Branca fornecerá uma atualização sobre o exame realizado pelo médico do presidente o mais brevemente possível.
“Ele está passando por vários exames, incluindo exames de imagem. Novamente, é um exame físico anual, então há muita coisa envolvida”, disse ela, acrescentando que Trump não receberia anestesia geral.
O exame físico pode oferecer a primeira visão clara da condição de Trump desde que sua orelha foi atingida de raspão por uma bala durante um comício de campanha em Butler, Pensilvânia, em julho do ano passado.
Na época, a campanha divulgou um relatório de Ronny Jackson, ex-médico da Casa Branca de Trump e congressista republicano pelo Texas, afirmando que os ferimentos foram superficiais.
A Casa Branca normalmente determina quais dados serão divulgados do exame de saúde de um presidente. Trump não é obrigado a compartilhar nenhuma informação e não há um modelo para o exame presidencial. O presidente divulgou apenas informações limitadas sobre sua saúde durante suas campanhas presidenciais.
Durante a eleição de 2024, Trump tentou estabelecer fortes contrastes com seu antecessor, Joe Biden, agora com 82 anos, afirmando ser mais jovem e estar em melhor forma.
Um médico da Casa Branca em 2018, quando Trump cumpria seu primeiro mandato, disse que o presidente tinha uma excelente saúde geral, mas precisava perder peso e iniciar uma rotina diária de exercícios.
Trump incluiu um exame cognitivo, a Avaliação Cognitiva de Montreal, durante seu primeiro mandato, e seu médico disse que ele obteve 30 pontos em 30.
A capacidade mental e a idade de Biden e Trump estiveram em foco durante a campanha eleitoral do ano passado, especialmente após o desempenho desastroso do democrata em um debate em junho e os discursos cada vez mais confusos do republicano em comícios.