O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta quarta-feira (22) para suspender a entrada física de imigrantes ilegais pela fronteira sul dos EUA com o México.
“Hoje, o presidente Trump assinou uma Ordem Executiva que suspende a entrada física de estrangeiros envolvidos em uma invasão dos Estados Unidos pela fronteira sul”, afirma-se a declaração da Casa Branca.
Sob o decreto, Trump instrui que o Departamento de Segurança Interna, o Departamento de Justiça e o Departamento de Estado dos EUA a tomarem todas as medidas necessárias para “repelir, repatriar e remover imediatamente” imigrantes ilegais da fronteira sul.
O presidente dos EUA por meio da medida cumpre uma promessa eleitoral que fez em 2024 de “fechar a fronteira no primeiro dia” que assumisse o cargo, acrescenta a declaração.
O comunicado da Casa Branca ainda afirma que “o presidente tem autoridade, sob a Lei de Imigração e Nacionalidade, bem como autoridade inerente, sob o Artigo II da Constituição, para impedir a entrada física de estrangeiros ilegais nos Estados Unidos através da fronteira sul”.