Trump diz avaliar exigências da Rússia para cessar-fogo parcial com Ucrânia

CNN Brasil


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (25) que seu governo está “analisando” as condições que o Kremlin pontuou que precisam ser atendidas antes que um acordo de cessar-fogo no Mar Negro com a Ucrânia possa ser implementado.

“Estamos pensando em todas elas agora. Há cinco ou seis condições. Estamos analisando todas elas”, destacou o republicano na Casa Branca.

“Estamos em discussões profundas com a Rússia e a Ucrânia. E eu diria que está indo bem”, adicionou.

Mais cedo nesta terça, a Casa Branca afirmou que Ucrânia e Rússia concordaram em suspender ataques no Mar Negro — porém, o Kremlin ressaltou que há várias condições antes que possa ser implementado.

Autoridades dos EUA realizaram uma série de reuniões separadas com delegações russas e ucranianas na Arábia Saudita nos últimos dias. A Casa Branca descreveu os acordos que disse que os EUA firmaram com a Rússia e a Ucrânia em duas declarações separadas, mas muito semelhantes, na terça-feira.

Ambos disseram que os EUA e cada um dos respectivos países “concordaram em garantir uma navegação segura, eliminar o uso da força e impedir o uso de embarcações comerciais para fins militares no Mar Negro”.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou em uma entrevista coletiva em Kiev que a Ucrânia concordou em parar de usar força militar no Mar Negro.

No entanto, a declaração do Kremlin acrescentou que só implementaria o acordo quando as restrições aos seus bancos e exportações de alimentos e fertilizantes fossem suspensas.

Entenda a guerra entre Rússia e Ucrânia

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e entrou no território por três frentes: pela fronteira russa, pela Crimeia e por Belarus, país forte aliado do Kremlin.

Forças leais ao presidente Vladimir Putin conseguiram avanços significativos nos primeiros dias, mas os ucranianos conseguiram manter o controle de Kiev, ainda que a cidade também tenha sido atacada. A invasão foi criticada internacionalmente e o Kremlin foi alvo de sanções econômicas do Ocidente.

A inteligência ocidental denuncia que a Rússia está usando tropas da Coreia do Norte no conflito na Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse acreditar que os principais objetivos de Putin são ocupar toda a região de Donbass, abrangendo as regiões de Donetsk e Luhansk, e expulsar as tropas ucranianas da região de Kursk, na Rússia, das quais controlam partes desde agosto.

Ivana Kottasová, Christian Edwards, Anna Chernova, Svitlana Vlasova, Kevin Liptak e Angus Watson da CNN contribuíram para esta reportagem.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Transporte público terá avisos sobre violência doméstica em Campo Grande

Todos os veículos do transporte coletivo de Campo Grande terão cartazes ou placas informativas sobre…

“Busca atenção“, diz Otávio Mesquita sobre acusação de estupro

O apresentador Otávio Mesquita, acusado de estupro pela comediante e assistente de palco do programa…

livro é ferramenta de prevenção à violência infantil

“Quer saber o que a gente mais gosta de fazer? Brincar de cabana! Assim eram…