O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (7) que planeja demitir várias pessoas do conselho de curadores do centro de artes Kennedy Center, e destituir o presidente, o filantropo bilionário David Rubenstein.
Trump acrescentou que um novo conselho será anunciado em breve que terá ele como presidente.
“Decidi demitir imediatamente vários indivíduos do Conselho de Curadores, incluindo o Presidente, que não compartilham nossa Visão para uma Era de Ouro nas Artes e Cultura”, disse Trump em uma publicação no Truth Social nesta sexta-feira.
Ele acrescentou: “Em breve anunciaremos um novo Conselho, com um Presidente incrível, DONALD J. TRUMP!”
O Centro John F. Kennedy de Artes Cênicas em Washington sedia mais de 2.000 eventos a cada ano e é um memorial ao ex-presidente dos EUA John F Kennedy. É também a residência oficial da Orquestra Sinfônica Nacional dos EUA e da Ópera Nacional de Washington.
Os presidentes americanos nomeiam integrantes para o conselho de forma contínua.
A CNN entrou em contato com o Kennedy Center, bem como com vários integrantes que foram nomeados por presidentes democratas para comentar.
Um integrante do conselho que foi nomeado por um presidente democrata disse que ainda não havia recebido nenhuma comunicação do centro sobre seu status.
A CNN também entrou em contato com um porta-voz de Shonda Rhimes, que atua como tesoureira do conselho.
Os integrantes atuais nomeados por Trump incluem Lee Greenwood, Paolo Zampolli e a procuradora-geral Pam Bondi.
Deborah Rutter, presidente do Kennedy Center, renunciou na semana passada. O conselho havia iniciado uma busca por sua substituta.
Com informações da Reuters.
Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato