Trump diz que guerra na Ucrânia “acabará logo” e enviará secretário ao país


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (11) pela Truth Social que enviará Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, para a Ucrânia para uma reunião com o presidente Volodymyr Zelensky.

Ele ainda afirmou que a guerra “deve e vai acabar em breve”, mas não deu detalhes ou especificou um plano para isso. Durante a campanha, ele afirmou que terminaria o conflito “em 24 horas”.

No domingo (9), Trump pontuou que acredita que os EUA estão progredindo em suas negociações com a Rússia sobre o conflito, mas também não deu mais detalhes.

Zelensky, por sua vez, destacou que um acordo para o fim da batalha também deve garantir que não haja outra agressão por parte da Rússia

“Um conflito congelado levará a mais agressões repetidamente. Quem então ganhará prêmios e entrará para a história como o vencedor? Ninguém. Será uma derrota absoluta para todos, tanto para nós quanto para Trump”, ponderou o presidente ucraniano à ITV britânica.

Mais cedo nesta terça, Donald Trump disse que Ucrânia pode cair sob o controle russo “algum dia”.

Possível acordo sobre minerais

Segundo duas fontes ouvidas pela CNN, o secretário do Tesouro dos EUA deve discutir sobre os depósitos de minerais durante sua viagem à Ucrânia.

Anteriormente, Trump já havia sinalizado interesse nos chamados “minerais de terra rara” do país europeu como forma de garantir a continuidade do auxílio para a guerra.

“Eu disse a eles que quero o equivalente a US$ 500 bilhões em [minerais de] terras raras. E eles basicamente concordaram em fazer isso para que pelo menos não nos sintamos estúpidos”, afirmou o presidente americano à Fox News em uma entrevista no domingo.

Zelensky, porém, postou no X que os minerais não seriam entregues de graça.

“A Ucrânia está aberta a parcerias, mas nossos recursos não são algo que simplesmente entregamos — mesmo para nossos aliados mais próximos. A cooperação estratégica deve ser mutuamente benéfica”, advertiu.

De toda forma, o chefe de Estado ucraniano sinalizou uma abertura no passado para permitir que os EUA acessem os recursos naturais do país, incluindo seus depósitos de minerais críticos como grafite, lítio, titânio, berílio e urânio.

O Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Mike Waltz, ressaltou à NBC no domingo que os recursos podem ser uma maneira dos EUA “recuperarem” os custos de apoiar a Ucrânia durante a guerra.

“Precisamos recuperar esses custos e isso será uma parceria com os ucranianos em termos de suas terras raras, seus recursos naturais e seu petróleo e gás, e também comprar os nossos. Essas conversas acontecerão esta semana”, explicou.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Zelensky diz que aceita trocar territórios com a Rússia; entenda

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que ofereceria trocar territórios que as tropas ucranianas…

Explosão em shopping no RJ: suspeita de atear fogo em loja é presa

A Polícia Civil do Espírito Santo, junto com a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), prendeu…

Homem é enforcado, queimado e enterrado no quintal da própria casa

Um homem, que ainda não foi identificado, foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira (11),…