Trump diz que instruiu Musk a revisar gastos do Pentágono e da educação

CNN Brasil


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (7) a Kaitlan Collins, da CNN, que instruiu o bilionário Elon Musk a revisar “quase tudo”, incluindo os gastos do Pentágono e com o setor de educação.

O fundador e diretor da SpaceX, CEO da Tesla e proprietário do X lidera o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês) — núcleo criado por Donald Trump para reduzir gastos do Estado.

“Você instruiu Elon Musk a revisar os gastos do Pentágono, visto que são os maiores gastos discricionários?”, Collins perguntou durante entrevista coletiva de Trump com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba.

“Sim, eu instruí”, declarou o presidente à CNN.

“Pentágono, educação, quase tudo. Vamos passar por tudo. É uma situação horrível que estamos passando. E creio que 97% das pessoas foram despedidas”, continuou o presidente, aparentemente se referindo ao corte de gastos da agência dos EUA direcionada à ajuda externa (USAID, na sigla em inglês).

“Foi muito, muito lamentável. Você não vai encontrar nada parecido, mas vai encontrar muitas coisas. E eu o instruí a verificar a educação, o Pentágono… E, você sabe, infelizmente, você encontrará algumas coisas que são muito ruins. Mas não acho que proporcionalmente você verá algo como acabamos de ver”, acrescentou Trump.

A CNN apurou que menos de um terço do orçamento federal no ano fiscal de 2024 consistia em gastos discricionários, que o Congresso aprova anualmente. Quase metade dos gastos discricionários vai para programas de Defesa.

Quando pressionado pelos repórteres sobre se há algo que disse a Musk que ele “não pode tocar”, o presidente ressaltou que “não discutiram muito”, mas que ele aponta em quais áreas deseja que o bilionário trabalhe.

“Eu o instruí, vá para a educação, vá para o Exército, vá para outras coisas à medida que avançamos… E eles estão descobrindo enormes quantidades de fraude, abuso, desperdício, todas essas coisas”, alegou.

Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato



Fonte do Texto

VEJA MAIS

“A vida é muito injusta“: diz companheira de advogado morto em acidente

Francieli Pedrotti Rozale, companheira de Márcio Louzada Carpena, advogado que morreu em um acidente aéreo…

Pai encontra filho morto ao tentar acordá-lo em Barra do Garças

Um homem de 35 anos, identificado como Joninho Farias Pinheiro, foi encontrado morto na manhã…

Israel liberta 183 prisioneiros palestinos como parte do cessar-fogo

Israel libertou 183 prisioneiros palestinos neste sábado (8), como parte do acordo de cessar-fogo para…