O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (24) que a visita de uma delegação americana à Groenlândia é “amizade, não provocação”, alegando que “pessoas” na ilha estão “nos ligando” e “nós não estamos ligando para elas”.
“Isso é amizade, não provocação”, afirmou Trump sobre a viagem, que foi criticada pelo primeiro-ministro groenlandês.
“Estamos lidando com muitas pessoas da Groenlândia que gostariam de ver algo acontecer com relação a elas serem adequadamente protegidas e devidamente cuidadas”, destacou o presidente a repórteres após uma reunião com seu gabinete.
“Acho que a Groenlândia será algo que talvez esteja em nosso futuro. Eles estão nos ligando. Nós não estamos ligando para eles. E fomos convidados para lá”, destacou.
Os comentários do presidente ocorrem enquanto líderes da Groenlândia criticam a viagem que será liderada pela segunda-dama Usha Vance. Trump acrescentou acreditar que o Secretário de Estado também viajará para a ilha.
O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Mike Waltz, também visitará a Groenlândia nesta semana, conforme noticiado anteriormente pela CNN.