Trump e China apresentam versões diferentes sobre negociações tarifárias

CNN Brasil


O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (24) que representantes da Casa Branca têm mantido conversas com a China para resolver a guerra comercial, mas não quis dar detalhes sobre quem eram os chineses: “eles tiveram uma reunião esta manhã, então não posso te contar. Não importa quem seja, podemos revelar mais tarde, mas eles tiveram reuniões esta manhã e nós temos nos reunido com a China”.

A declaração foi em resposta a um questionamento da imprensa após Pequim negar que existam negociações em curso. Os jornalistas acompanhavam o encontro entre o republicano e o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre.

Além do presidente, um oficial da Casa Branca disse que nesta semana ocorreram conversas presenciais de menor escalão e um telefonema entre funcionários dos governos dos Estados Unidos e da China.

Do outro lado do mundo, as informações seguem na direção oposta. O governo de Pequim afirma que qualquer menção a supostas tratativas comerciais é mentirosa.

“Tudo isso são notícias falsas. Até onde eu sei, a China e os Estados Unidos não realizaram consultas ou negociações sobre a questão tarifária”, ressaltou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun.

As declarações conflitantes evidenciam as incertezas da atual guerra comercial, com impactos negativos sentidos pelos dois lados. Empresas americanas enfrentam altos custos de importação, enquanto os exportadores da China estão pressionados pela queda na demanda dos EUA. O presidente americano e o secretário do Tesouro, Scott Bessent, indicaram nesta semana que pode haver uma redução nas tensões com a China.

Segundo a agência de notícias Reuters, especialistas chineses que assessoram o governo veem a retórica de Trump como uma forma de ceder à pressão interna dos EUA – em meio à queda de sua aprovação nas pesquisas – e uma tentativa de dominar os mercados. Os assessores acreditam que Pequim está em vantagem e não tem pressa em fechar um acordo com a Casa Branca.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Ucrânia pode precisar ceder território para acordo de paz, diz autoridade

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, declarou que a Ucrânia pode precisar ceder temporariamente terras…

Polícia prende seis envolvidos em roubo de carros de luxo em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu nesta quarta-feira (23) seis pessoas envolvidas no roubo…

Número de fiéis que visitaram velório do papa Francisco passa de 90 mil

O Vaticano atualizou o número de fiéis que já passaram na Basílica de São Pedro…