O presidente eleito Donald Trump escolheu nesta na sexta-feira (15) sua porta-voz de transição, Karoline Leavitt, como secretária de imprensa da Casa Branca.
Leavitt, de 27 anos, se tornou querida por Trump por sua defesa ardente dele em entrevistas a canais de notícias.
O trabalho do secretário de imprensa da Casa Branca é tipicamente ajudar a informar o povo americano sobre as atividades presidenciais sem trair a confiança do chefe.
“Tenho a maior confiança de que ela se destacará no púlpito e ajudará a entregar nossa mensagem ao povo americano, enquanto fazemos da América uma grande nação novamente”, disse Trump em um comunicado.
O desafio para Leavitt será dar informações confiáveis e ganhar credibilidade com os repórteres – mantendo uma forte lealdade a Trump.
Leavitt será a pessoa mais jovem a ter o título de secretário de imprensa da Casa Branca. Ron Ziegler foi o mais jovem secretário de imprensa aos 29 anos quando o presidente Richard Nixon lhe deu a posição em 1969.
Nativo de New Hampshire, Leavitt foi assessora de imprensa durante a última parte do primeiro mandato de Trump, de 2017 a 2021.
Quando Trump foi derrotado pelo democrata Joe Biden em 2020, Leavitt tornou-se diretora de comunicações da deputada republicana, Elise Stefanik, que foi contratada por Trump como embaixadora dos EUA nas Nações Unidas.
Leavitt concorreu para um assento na Câmara dos Representantes dos EUA por New Hampshire em 2022, vencendo as primárias republicanas. Ela perdeu a eleição geral para o democrata Chris Pappas.
Ela se juntou à campanha de 2024 de Trump e foi a principal porta-voz da equipe de transição do presidente eleito.