O ex-presidente Donald Trump disse na quinta-feira (31) que Robert F. Kennedy Jr., um dos principais fornecedores de teorias conspiratórias sobre vacinas, “quer dar uma olhada nessas vacinas” caso ela seja reeleito.
“Ele realmente quer fazer isso com os pesticidas e… todas as coisas diferentes. Eu disse que ele poderia fazer isso. Ele pode fazer o que quiser. Ele quer dar uma olhada nas vacinas. Ele quer tudo. Acho isso ótimo”, disse Trump na turnê Tucker Carlson Live em Glendale, Arizona.
“A única coisa que eu digo a Bobby é que deixe o ouro líquido sob nossos pés em paz. Queremos ter um pouco de gasolina”, acrescentou.
“Quero que ele trabalhe na área da saúde”, disse Trump. “Acho que ele está certo em muitas das coisas sobre as quais está falando.”
Kennedy tem sido um dos principais defensores das teorias de conspiração antivacina nos Estados Unidos. Ele fez falsos ataques à segurança e à eficácia das vacinas e críticas contundentes à saúde pública e à política agrícola como ponto central de sua campanha presidencial.
Trump disse anteriormente à CNN que consideraria a possibilidade de nomear Kennedy para um cargo em um possível segundo governo. Após o endosso de Kennedy em agosto, Trump se comprometeu a incluir Kennedy em um painel que investigaria o aumento dos diagnósticos de doenças crônicas caso ele retornasse à Casa Branca.
Mais cedo na quinta-feira, Trump disse em um evento em Nevada que Kennedy “trabalharia na saúde e na saúde da mulher” se Trump fosse reeleito.
E na noite de quarta-feira (30), o copresidente da equipe Trump-Vance apoiou as teorias de conspiração sobre vacinas promovidas por Kennedy, sugerindo que Kennedy receberia dados federais para verificar a segurança das vacinas se Trump fosse eleito.