TSE indefere por unanimidade candidatura de prefeito de Paranhos

prefeito


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, por unanimidade, manter o indeferimento do registro de candidatura do prefeito de Paranhos (MS), Heliomar Klabunde (MDB). Uma nova eleição deve ocorrer no município para definir quem estará a frente do Executivo Municipal.

Heliomar Klabunde e Alfredo Soares, prefeito e vice de Paranhos. (Imagem: redes sociais).
  1. Presidente da Câmara de Paranhos está entre presos pelo Gaeco

A nova eleição deve ocorrer no ano que vem, mesmo após Klabunde ser diplomado, no início deste mês. A inelegibilidade foi confirmada devido à rejeição das contas do político pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

À época, o prefeito teria se envolvido em um convênio entre o município e o Ministério do Desenvolvimento Social para um programa de erradicação do trabalho infantil. Klabunde, quando prefeito, não aplicou os recursos conforme o acordado, dando-lhes destinação diversa.

O tribunal considerou que a conduta configurou irregularidade insanável e ato doloso de improbidade administrativa. Klabunde deixou de instituir a jornada ampliada na zona rural, prevista no programa, mesmo tendo recebido recursos para isso.

Com o deferimento, Heliomar Klabunde fica inelegível por oito anos, contados a partir da data da decisão do TCU (o político fica inelegível até 13 de abril de 2025). O TSE entendeu que todos os requisitos para a inelegibilidade estavam presentes, incluindo o “dano ao erário” e a “natureza insanável da irregularidade”.

A partir de 1º de janeiro de 2025, a Paranhos será comandada pelo presidente da Câmara Municipal, que ainda não foi definido.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Operação mira suspeitos de matar médicos em quiosque na Barra da Tijuca

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro realizam, na manhã desta…

Governo Biden registra maior nível de deportações em 10 anos, segundo relatório

O Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE) dos Estados Unidos deportou 271.484 imigrantes…

Operação desarticula esquema milionário de fraudes com criptomoedas no RJ

Uma operação desarticulou um esquema milionário de fraudes com criptomoedas, nesta quinta-feira (19), no Rio…