O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse que “tudo pode acontecer” quando perguntado sobre as chances de ir à guerra com o Irã durante seu próximo mandato em uma entrevista à revista Time, coincidindo com sua nomeação como a “Pessoa do Ano” da revista.
“Tudo pode acontecer. Tudo pode acontecer. É uma situação muito volátil”, disse Trump, antes de dizer que acha que a coisa mais perigosa que está acontecendo agora é a Ucrânia atirando mísseis na Rússia, o que ele classificou como uma grande escalada.
Trump já ameaçou o Irã, cuja elite do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica tentou assassiná-lo, de acordo com o governo dos EUA. O Irã negou a alegação.
Durante seu primeiro mandato, em 2020, Trump ordenou um ataque aéreo dos EUA que matou o principal comandante militar do Irã, Qassem Soleimani.
Trump em 2018 também saiu de um acordo nuclear firmado por seu antecessor Barack Obama em 2015 e reimpôs as sanções econômicas dos EUA ao Irã, que haviam sido relaxadas. No entanto, o presidente americano não aceitou a proposta. O acordo limitou a capacidade do Irã de enriquecer urânio, um processo que pode produzir material para armas nucleares.