Chuvas fortes e ventos fortes atingiram Taiwan nesta quinta-feira (31), quando a maior tempestade a atingir a ilha em quase três décadas chegou à costa sudeste, matando pelo menos uma pessoa e ferindo dezenas.
O tufão Kong-rey atingiu ventos de quase 200 km/h, equivalente a um furacão de categoria 3 no Atlântico, de acordo com o Joint Typhoon Warning Center (JTWC), ao atingir o condado de Taitung na tarde desta quinta-feira.
O raio de vento máximo do Kong-rey — a distância dos ventos mais fortes do seu centro — mediu 320 quilômetros na noite de quarta-feira, o que significa que é a maior tempestade a atingir Taiwan desde o tufão Herb em 1996, disse Chang Chun-yao, um meteorologista da Administração Central de Meteorologia da ilha.
Uma mulher de 56 anos foi morta pela queda de uma árvore enquanto viajava de carro no condado central de Nantou, de acordo com o Centro Central de Operações de Emergência (CEOC) de Taiwan. Pelo menos 73 feridos relacionados à tempestade foram relatados em toda a ilha, acrescentou.
Antes da forte tempestade, as autoridades locais ordenaram que escritórios e escolas fechassem temporariamente, enquanto Taiwan suspendeu as negociações em seu mercado de ações.
Taiwan geralmente tem um forte histórico de resposta a grandes tufões, embora vilas remotas em regiões mais montanhosas possam ser particularmente vulneráveis a deslizamentos de terra.
O exército de Taiwan colocou mais de 34.000 soldados de prontidão para ajudar nos esforços de resgate e mais de 8.600 pessoas foram retiradas de áreas de alto risco na quarta-feira, disse o CEOC.
Mais de 500 voos, incluindo 300 viagens internacionais, foram cancelados, e todos os serviços de balsa para as ilhas periféricas de Taiwan foram suspensos, de acordo com a Administração de Aviação Civil de Taiwan. Os serviços ferroviários de alta velocidade estão operando com capacidade limitada, de acordo com a operadora ferroviária, enquanto o metrô de Taipé disse que suspendeu os serviços em linhas que operam ao ar livre.
Imagens da Agência Central de Notícias oficial de Taiwan e das mídias sociais mostraram ondas ferozes atingindo a costa do condado de Taitung, enquanto partes do condado vizinho de Hualien estavam submersas em águas de enchentes. Placas de trânsito e semáforos derrubados também foram vistos em Taiwan, mostraram imagens de mídia social.
Kong-rey se intensificou rapidamente para atingir a força de um supertufão na quarta-feira, enquanto avançava em direção a Taiwan após atingir as Filipinas. Embora a tempestade tenha enfraquecido um pouco antes de atingir Taiwan diretamente, ela está desencadeando chuvas intensas, trazendo inundações repentinas, tempestades e risco de deslizamentos de terra.
A precipitação mais forte é esperada no leste de Taiwan. A agência meteorológica de Taiwan emitiu na quinta-feira um alerta de chuva “extremamente torrencial”, seu nível mais alto, para partes dos condados de Yilan, Hualien, Taichung e Taitung ao longo da costa leste.
O restante do leste de Taiwan e partes do norte da ilha, incluindo Taipé, estão sob um alerta de chuva “torrencial”, o segundo nível mais alto. Chuvas adicionais de mais de meio metro ainda são possíveis em partes do leste de Taiwan, o que pode levar a inundações repentinas e deslizamentos de terra, de acordo com a CWA.
Oceanos mais quentes devido à crise climática causada pelo homem estão fazendo com que as tempestades se intensifiquem mais rapidamente, de acordo com cientistas.
Kong-rey é o terceiro tufão a atingir Taiwan este ano, depois de Krathon e Gaemi.
No início deste mês, o tufão Krathon matou quatro pessoas ao trazer chuvas particularmente fortes para o sul da ilha.
Nos últimos dias, partes do norte da ilha principal das Filipinas, Luzon, foram fustigadas pelas faixas externas de Kong-rey, conhecidas localmente como Leon, enquanto as autoridades ordenaram deslocamentos e alertaram sobre seus impactos depois de já terem visto a devastação na semana passada da tempestade tropical Trami, conhecida como Kristine, que matou pelo menos 130 pessoas.
Depois de se mover para o norte do Estreito de Taiwan, a tempestade está prevista para seguir para o Mar da China Oriental e em direção ao Japão.