Eunice Paiva, símbolo da luta contra a ditadura militar no Brasil, se tornou uma memória viva para muitas pessoas. Com sua história retratada no filme Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres, seu túmulo se tornou uma atração turística no Cemitério do Araçá, em São Paulo.
Segundo a Agência Brasil, a lápide está em uma capela azul, ao lado de jazigos de famílias italianas, e traz a inscrição: “Exemplo para a família e para a democracia brasileira”.
Na capital paulista, o projeto de necroturismo “O que te assombra?” promove visitas guiadas a cemitérios e túmulos de personalidades históricas. A sepultura de Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva, mais conhecida como Eunice Paiva (1929-2018), foi recentemente incluída na atividade.
O interesse pelo local cresceu após a atriz Fernanda Torres publicar, em novembro passado, uma foto ao lado do túmulo da advogada em suas redes sociais.
“A história dela dialoga com dois aspectos interessantes. O primeiro é a memória: a importância de lembrarmos e buscarmos a verdade, assim como ela fez na tentativa de descobrir o paradeiro do deputado Rubens Paiva. O segundo é o processo de luto, algo que pode não ser tão evidente na história. A grande busca de Eunice era ter o direito de saber o que aconteceu com seu marido, quem foram os responsáveis por sua morte e onde ele estava sepultado.”
Thiago de Souza, pesquisador, advogado e idealizador do projeto
-
Ainda Estou Aqui: saiba onde assistir ao filme brasileiro indicado a 3 Oscars
-
Fernanda Torres é indicada ao Oscar por Ainda Estou Aqui
-
Fernanda Torres vence Globo de Ouro de melhor atriz por ‘Ainda estou aqui’; veja discurso
![capela eunice paiva ainda estou aqui](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2025/02/capela-eunice-paiva-ainda-estou-aqui.jpg)
Quer visitar o túmulo de Eunice Paiva?
Para participar do projeto “O que te Assombra?” e visitar o Cemitério do Araçá, basta acessar a rede social @oqueteassombra e fazer a sua inscrição. A entrada é um quilo de alimento.