O túmulo do Papa Francisco reflete a simplicidade que marcou seu pontificado. A pedido do próprio líder da Igreja Católica, o local de seu descanso final foi feito sem adornos ou ostentações, trazendo apenas a inscrição “Franciscus” e uma cruz ao centro.
Um detalhe, no entanto, imprime caráter pessoal e afetivo ao sepulcro: a pedra utilizada na construção foi extraída da Ligúria, região do noroeste da Itália onde nasceu seu bisavô.
Antes de se tornar o primeiro papa a adotar o nome Francisco, Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, Argentina, mas carrega origens italianas. Sua história familiar remonta à pequena Cogorno, uma comuna na área metropolitana de Gênova.
Lá, em 1850, nasceu Vincenzo Girolamo Sivori, seu bisavô, que se casou com Caterina Sturla antes de emigrar para a Argentina. Um dos filhos do casal, Francisco Sivori Sturla, seria o avô do futuro pontífice sul-americano.
O reencontro com suas raízes aconteceu em 2017, quando Francisco conheceu parentes distantes em Gênova. Na ocasião, encontrou sua prima Angela Sivori, então com 87 anos. “Finalmente conheço os Sivori!”, exclamou o papa, emocionado. A filha de Angela, Cristina Cogorno, relembra que sete membros da família fizeram fila para cumprimentá-lo: “Ele nos recebeu como um primo vindo do ‘fim do mundo’.”

Último adeus
Teve início neste sábado (26) a Missa de Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali — o tradicional período de nove dias de luto e orações pela alma do pontífice. A celebração eucarística acontece no átrio da Basílica de São Pedro, e é seguida pelos ritos solenes da Última Commendatio e da Valedictio.
Milhares de fiéis compareceram à Basílica de São Pedro para prestar a última homenagem ao carismático líder religioso. Durante três dias, o corpo de Francisco permaneceu exposto na igreja, possibilitando que devotos de diversas partes do mundo se despedissem.

Na noite de sexta-feira (25), o caixão de madeira e zinco foi selado e posicionado diante do altar principal. As celebrações do Novendiali prosseguem até 4 de maio, sempre às 17h (horário local), com exceção da Missa da Divina Misericórdia, marcada para este domingo (27), às 10h30, na Praça de São Pedro.
-
Papa Francisco é sepultado em cerimônia na Basílica de Santa Maria Maior
-
Papa Francisco: saiba quem foram seus antecessores
-
8 filmes sobre o Papa e seus bastidores