O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou que, no início da próxima semana, a Ucrânia escolherá um escritório de advocacia para representar seus interesses nas negociações com os Estados Unidos e estará pronta para apresentar um novo rascunho do acordo de minerais.
“No início da próxima semana, terei uma grande reunião com nossa equipe, onde serei apresentado a todos os pontos do acordo que nos satisfazem, ou que refletirão a justiça do acordo em nossa opinião — como o vemos”, disse Zelensky em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (4).
Ele acrescentou que “uma equipe técnica estará pronta para uma viagem aos Estados Unidos e para um diálogo com nossos parceiros americanos”. O presidente ucraniano esclareceu que não participará desta viagem.
Zelensky também disse que “a América está pronta” para pressionar a Rússia a aceitar um cessar-fogo, e os dois países “conversaram sobre aumentar a pressão de sanções sobre os russos porque eles não querem acabar com a guerra”.
“E, claro, o primeiro passo para acabar (com a guerra) é um cessar-fogo. Estamos esperando por esses passos, estamos esperando por eles há muito tempo”, afirmou.
A CNN entrou em contato com o Departamento de Estado dos EUA para comentar.