Uems tem imersão na dança com coreógrafa reconhecida internacionalmente


Um dos nomes mais atuantes da dança no Brasil e até na Alemanha, a coreógrafa Sônia Mota vem a Campo Grande para três dias de uma verdadeira imersão no trabalho da artista.

Sônia Mota em espetáculo. (Foto: Silvia Machado)

Com oficina, performance, lançamento de livro e videoaula, o projeto “Sônia Mota: Arte da Presença / Presença na Arte” será realizado entre os dias 19 e 21 de agosto nas instalações do curso de dança da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande.

A participação é gratuita. Para se inscrever é só acessar este link.

Durante os três dias de evento a bailarina, coreógrafa, professora e diretora artística ministrará oficinas, apresentará solo e fará o lançamento de seu livro com sessão de autógrafos e projeção de videoaula. O público-alvo são estudantes, profissionais e qualquer pessoa interessada na arte do movimento. O projeto chega a capital depois de estrear em São Paulo.

“A Arte da Presença” é uma proposta desenvolvida por Sônia Mota a partir de questionamentos pessoais referentes a algumas posturas das técnicas clássica e moderna da dança, conjugados com ideias e conceitos de Alexander Lowen, Ida Rolf, Tarthang Tulku, Al Chung-liang Huang, Fritjot Capra e Ken Dichtwald.

A técnica ainda passeia por dicas amorosas de amigos, da sua empatia pela filosofia Zen e do seu profundo desejo de integrar corpo, mente e espírito no ato de dançar.

Quem é Sônia Mota

Sônia Mota fez parte da geração pioneira da dança contemporânea e independente, que ocupava o Teatro Galpão, espaço emblemático entre os anos de 1974 e 1981, caracterizado pelo caráter experimental, vanguardista e multidisciplinar na formação e criação artísticas.

Nesse mesmo período, Sônia Mota viajava com frequência aos EUA para treinar na Cia de Dança de Louis Falco, discípulo de José Limón.

Sônia ainda integrou o Balé da Cidade de São Paulo, foi diretora artística da Cia de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte, e coleciona prêmios como bailarina e coreógrafa.

A coreógrafa também é autora do método de dança Arte da Presença, que, a partir de questionamentos pessoais referentes a posturas das técnicas clássica e moderna, utiliza conceitos individuais de dinâmicas, texturas e tons do movimento para extrair de cada aprendiz a essência necessária para sua expressão artística.

SONIA MOTA 3
Sônia Mota em espetáculo. (Foto: Silvia Machado)

Sempre transitando entre o Brasil e a Alemanha, Sonia Mota segue ministrando oficinas e, atualmente, realiza um trabalho de dança para mulheres refugiadas na Alemanha.

Confira a programação

De 19 a 20 de agosto

As ações começam na Sala de Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, com a oficina “A Arte da Presença”, para 60 participantes interessados, divididos em quatro turmas, nos dias 19 e 20 de agosto (segunda e terça), nos horários das 13h30 às 15h30 e das 15h30 às 17h30.

Se inscreva aqui.

Dia 21 de agosto

Dia 21 (quarta), às 19h, Sônia Mota migra para a Caixa Preta dos cursos de Dança e Teatro, da mesma UEMS, para apresentar o solo inédito “Sem Fim” e, na sequência, lançar o livro “Arte da Presença / Presença na Arte”, que compila o processo de criação de seu método em dança e sua biografia como bailarina, coreógrafa, professora e diretora artística.

Coreografado e dirigido pela portuguesa Carla Jordão, “Sem fim” revisita, de forma suave e gentil, o caminho percorrido pela artista, que foi uma das pioneiras da dança contemporânea e independente de São Paulo, experenciada no emblemático Teatro Galpão, entre os anos de 1974 e 1981, integrou o Balé da Cidade de São Paulo, foi diretora artística da Cia de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte, e, atualmente, entre aulas e oficinas, realiza um trabalho de dança para mulheres refugiadas na Alemanha.

  1. Ministros se reúnem em Campo Grande para discutir mudanças climáticas

  2. Jogador do Barcelona viraliza com vídeo dançando funk de Cuiabá

“A maneira de me expressar dançando está se mostrando agora mais calma e serena; a tendência de me mexer, sempre muito rapidamente, ralentou-se como minha alma, que vem se apaziguando e tornando minha dança mais íntima e essencial“.

Sônia Mota, coreógrafa.

Após a performance, com 45 minutos de duração, Mota lança “Arte da Presença/Presença na Arte”, escrito nos últimos 23 anos e que compila, em dois livros reunidos num único volume, sua biografia, recheada de dança e arte, e a construção do seu método, que não se preocupa em criar uma nova linguagem, mas em transformar, restaurar, readaptar e reorganizar os códigos clássicos e modernos da dança, para acentuar a maneira individual de dançar de cada bailarino.

SONIA MOTA 1
Sônia Mota em espetáculo. (Foto: Silvia Machado)

Sônia Mota, que assina concepção, pesquisa, escrita e organização do livro, contou com a assessoria de Gabriel Küster e Letícia Tadros na construção do método Arte da Presença, e de José Rubens Siqueira na escrita. Siqueira também assina o prefácio e Érico Peretta a capa e o projeto gráfico.

“O livro traz a dança como necessidade, percurso de vida e possibilidade de novas delicadezas e, tomara, sirva de legado para as próximas gerações”.

Sônia Mota, coreógrafa.

Durante a sessão de autógrafos, será projetado em looping o vídeo “Arte da Presença”, gravado pelo videoartista Osmar Zampieri, em 2022, no Estúdio Oito Nova Dança, em São Paulo.

De Campo Grande, o projeto “Sônia Mota: Arte da Presença / Presença na Arte”, realizado com apoio do Programa Funarte Retomada/Dança, segue em itinerância para Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG).

Para saber mais, clique aqui.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Polícia Civil já tem identidade de Maníaco da Mooca, diz delegado do caso

A Polícia Civil de São Paulo já identificou o homem conhecido como “Maníaco da Mooca”,…

Policiais civis paralisam e delegacias ficam limitadas por 24h em MS

Policiais civis paralisaram os atendimentos nas delegacias de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (19).…

Ataques à rede elétrica da Ucrânia podem violar direito internacional, diz ONU

A campanha de ataques aéreos da Rússia à rede elétrica da Ucrânia provavelmente viola o…