Este ano, ocorreu o centenário do empresário Ueze Zarhan, fundador do Grupo Zahran, que envolve a RMC (Rede Matogrossense de Comunicação) e da Copa Energia (que une Copagaz e Liquigás) e, por essa razão, a ALMT (Assembleia Legislativa de Mato Grosso), por meio dos deputados Júlio Campos (União) e Wilson Santos (PSD), fez uma sessão especial de homenagem ao empresário, nesta quinta-feira (12).
O empresário nasceu em 15 de agosto de 1924 em Bela Vista (MS) e morreu em 27 de dezembro de 2018. Ainda criança, Ueze mudou-se com os pais para Campo Grande. A cidade do antigo Mato Grosso foi o berço de muitos sonhos e realizações do jovem Ueze.
O primeiro grande negócio da família Zahran veio com a criação de uma distribuidora de gás. A Copagaz nasceu em 1955, quando Ueze Zahran conseguiu autorização do Conselho Nacional de Petróleo e passou a encher os tanques de gás, em São Paulo, e mandar por ferrovia para o, então, Mato Grosso.
No Natal de 1965, Ueze Zahran, junto com seus irmãos, inaugurou a TV Morena em Campo Grande: primeira emissora do antigo Mato Grosso. Dois anos depois, inaugurou a TV Centro América em Cuiabá.
Hoje, junto com outras cinco emissoras, rádios e portais de notícias, a RMC (Rede Matogrossense de Comunicação) é uma das maiores empresas do setor do país.
Homenagem da ALMT
Na homenagem feita pelos deputados Júlio Campos e Wilson Santos, estavam presidentes alguns colaboradores da TV Centro América, bem como diretores do Grupo, como o presidente da RMC, Caio Turqueto.
“Isso daqui [Mato Grosso] para ele era o berço e ele não fazia diferenciação entre os dois estados. Para ele, eram um só. Ueze era uma pessoa diferente e acho que foi isso que fez a história dele”, comentou Turqueto durante a sessão.
Na ocasião, os parlamentares destacaram a história de vida do empresário. Para o deputado Júlio Campos, Mato Grosso tem muito a agradecer a Ueze Zahran pelos serviços prestados, pela geração de emprego e renda e por tudo que ele promoveu no estado.
“Mato Grosso deve muito ao espírito visionário de Ueze Zahran, fundador da primeira emissora de televisão do estado. Então, fazia-se necessário essa homenagem no centenário dele. Nós, mato-grossenses devemos muito ao trabalho de Ueze a favor de Mato Grosso”, afirmou o deputado.
Título de Comendador
Essa não é a primeira vez que o empresário é homenageado na Casa de Leis. Em 2015, Ueze recebeu o título de Comendador da ALMT.
A Comenda Senador Filinto Muller é um dos títulos mais importantes que o poder legislativo pode dar a um cidadão. Ele significa reconhecimento pela contribuição à sociedade em uma determinada áreas.
Ueze Zahran faleceu em dezembro de 2018, aos 94 anos.
-
Empreendedores de MS recebem Comenda que homenageia Ueze Elias Zahran
-
“Se é para sonhar que sonhe grande”, dizia Ueze Zahran para motivar as pessoas