As Belgian Saison são verdadeiras embaixadoras da tradição cervejeira belga. Originárias das regiões rurais da Valônia, essas cervejas carregam consigo a história e o espírito das fazendas belgas.
O nome, “saison” deriva da palavra francesa para “estação”, e faz referência à produção sazonal dessas cervejas, que ocorria principalmente nos períodos mais frios do ano, quando os agricultores tinham mais tempo livre.
Essas cervejas especiais são tema do podcast Cerveja para Descontrair, apresentado pelo sommeliar Elvio Resende.
A maturação em barricas de madeira, muitas vezes utilizadas anteriormente para armazenar outras bebidas como vinho ou cidra, contribui para a complexidade aromática das Saison. Essas barricas conferem notas amadeiradas e, em alguns casos, até mesmo um toque defumado.
“Como naquela época não se tinha uma preocupação tão grande com a assepsia dos equipamentos, dessa forma, era comum a contaminação desses equipamentos por alguma bactéria láctea, algum fungo que acabavam trazendo notas típicas de fazenda, como notas de estábulo, de couro e cítricas”, comentou o sommelier.
Apesar de sua complexidade, as Saisons são cervejas extremamente refrescantes, com carbonatação alta e corpo leve a médio. Essa combinação as torna perfeitas para serem apreciadas em dias quentes.
-
Cervejas com frutas: sabor e leveza que harmonizam com os dias quentes
-
Conheça as cervejas trapistas produzidas por religiosos na Idade Média