É indígena e deseja começar os estudos acadêmicos? Com 195 vagas, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) estão com as inscrições abertas para o Vestibular Indígena 2025, processo seletivo unificado entre as universidades.
A inscrição é gratuita e somente estudantes indígenas de escolas públicas podem participar. O período de inscrição vai de 1º a 29 de novembro de 2024, e os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital.
- Para acessar o edital completo e conferir o formulário de inscrição e os documentos necessários, clique aqui.
São 130 vagas ofertadas na Unicamp e 65 vagas na UFSCar. Com uma única inscrição, é possível indicar dois cursos, um em cada universidade.
Provas
A avaliação será realizada em 12 de janeiro de 2024, em seis municípios do Brasil, sendo: Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).
Com 50 questões de múltipla escolha e uma redação, a prova é composta por 14 questões de Linguagens e códigos, 12 questões de Ciências da Natureza, 12 questões de Matemática e 12 questões de Ciências Humanas.
Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos, no período de 1 de novembro a 6 de dezembro de 2024.
Os locais de prova serão divulgados no dia 19 de dezembro, no site de inscrição. Candidatos aprovados serão convocados em até cinco chamadas para matrícula. A primeira chamada será divulgada no dia 3 de fevereiro de 2025, nesta página, para matrícula online no dia 4 de fevereiro (das 9h às 17h).
-
Quase! A poucos dias para o Enem 2024 fique atento aos detalhes