Uma usina hidrelétrica de Colíder, a 648 km de Cuiabá foi multada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em R$ 4,7 milhões, devido a irregularidades no plano de segurança da barragem. A usina está localizada no Rio Teles Pires.
A penalidade foi imposta pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT), após fiscalização realizada em 2023.
De acordo com a Ager, a usina operava sem a devida implantação externa do Plano de Ação de Emergência, documento essencial para a resposta a incidentes e para a redução de riscos, contrariando as normas da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).
A infração foi considerada grave o suficiente para inviabilizar a substituição da multa por um Plano de Resultados.
A penalidade foi oficialmente aplicada em abril de 2024 e ratificada em setembro pela Diretoria Executiva Colegiada da Ager. A empresa recorreu administrativamente da decisão, mas teve o recurso negado pela diretoria da Aneel, que endossou a sanção imposta.
Segundo Thiago Bernardes, superintendente regulador de Energia da Ager, a falha compromete diretamente a segurança da população.