Mato Grosso iniciou dia 6 de janeiro a distribuição de 6.696 doses da vacina Qdenga para 33 municípios mato-grossenses. A imunização, que tem como público-alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, busca conter o avanço da dengue no estado.
A escolha desse grupo etário se justifica por ser a faixa que concentra o maior número de hospitalizações por dengue. Segundo dados do Ministério da Saúde, essa faixa etária apresenta maior vulnerabilidade à doença.
A distribuição das doses segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que selecionou os municípios com base em critérios como histórico de transmissão da dengue, densidade populacional e outros indicadores epidemiológicos.
A vacina contra a dengue já está disponível em todas as unidades de saúde das cidades. De acordo coma SES (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso), os municípios contemplados são:
- Cuiabá
- Várzea Grande
- Chapada dos Guimarães
- Santo Antônio do Leverger
- Planalto da Serra
- Nova Brasilândia
- Nossa Senhora do Livramento
- Jangada
- Poconé
- Acorizal
- Barão de Melgaço
- Sinop
- Sorriso
- Lucas do Rio Verde
- Nova Mutum
- Nova Ubiratã
- Cláudia
- Santa Carmem
- União do Sul
- Feliz Natal
- Tapurah
- Vera
- Santa Rita do Trivelato
- Itanhangá
- Ipiranga do Norte
- Tangará da Serra
- Campo Novo do Parecis
- Sapezal
- Nova Olímpia
- Barra do Bugres
- Porto Estrela
- Santo Afonso
- Arenápolis
- Nova Marilândia
- Denise
Em 2024, o Ministério da Saúde registrou 43.351 casos prováveis da doença em Mato Grosso. No ano passado, 31 pessoas perderam a vida para a dengue no estado.
Em apenas 24 dias de 2025, já são 3.950 casos prováveis e três mortes são investigadas.