Diante do aumento nos casos de dengue, zika e chikunguny, a Prefeitura de Várzea Grande – região metropolitana de Cuiabá – decretou nesta quinta-feira (16) situação de emergência em saúde pública.
A prefeita Flávia Moretti fez o anúncio em suas redes sociais ao lado da secretária de saúde Deise Bocalon. A pasta já teria elaborado um plano de contingência. Veja o vídeo:
“As pessoas estão lotando as unidades de saúde. Algumas pessoas perdem a vida e todos nós podemos ajudar”, disse a secretária.
O painel InfoDengue de Várzea Grande mostra que em dezembro de 2024 foram registrados 163 casos de dengue. Em 15 dias de janeiro já são 313 casos estimados.
A organização InfoDengue reúne epidemiologistas, cientistas de dados, e estudantes, que atuam em parceria com os órgão governamentais de Saúde para ajudar a gestão de doenças transmitidas por mosquitos como a dengue, zika e Chikungunya.
Já o Ministério da Saúde, aponta que nos primeiros 15 dias de 2025, 239 casos prováveis de dengue são investigados no município, e 50 de Chikungunya. Não há registros recentes de zyka e febre Oropouche.
Outro município
No início deste mês, a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento também publicou decreto de emergência em razão do aumento de casos dessas doenças, transmitidas aedes aegypti.
o documento autoriza medidas administrativas necessárias para conter o surto, como a aquisição de insumos, limpeza de terrenos e a contratação de serviços emergenciais.
Com essa autorização, a prefeitura poderá realizar a limpeza e eliminar potenciais criadouros de mosquitos.
-
Desmatamento na bacia do Rio Branco agrava impactos de chuvas, aponta pesquisa
-
Auxílio emergencial para famílias atingidas por desastres é aprovado; proíbe álcool e tabaco