Veja antes e depois de cachoeira que secou, mas foi recuperada em MS


Antes com 70 metros de queda d’água, a Cachoeira do Peixe, localizada no município de Rio Negro e considerada uma das principais de Mato Grosso do Sul, se viu secar completamente durante clima extremo registrado no final de 2024.

Cachoeira do Peixe secou durante clima extremo em MS, em 2024 (Foto: IHP)

Em um mês, ações emergenciais conseguiram recuperar o curso hídrico que estava obstruído ao longo de 40 hectares na região da nascente do rio. O trabalho de preservação foi realizado por equipes do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) e uma empresa privada.

A iniciativa contou com a colaboração de proprietários rurais, além do poder público municipal de Rio Negro e a PMA (Polícia Militar Ambiental). No ano passado, a queda d’água secou completamente por conta de fatores antrópicos e climáticos. 

Dessa forma, foi feita a correção do solo na região por onde a água passa até chegar no ponto de cachoeira. Além desse trabalho, foi realizada a recuperação da saúde do rio que forma a Bacia do Rio Negro. 

“O proprietário e representantes da fazenda Arara Azul abriram as portas para que fossem realizadas ações na nascente do rio do Peixe, que é um importante afluente do rio Negro. Desde dezembro de 2024 vem sendo feita a correção de solo. São aproximadamente 40 hectares que estão sendo trabalhados. Ainda temos plantio de mudas e recuperação de áreas de matas ciliares. São diversas instituições envolvidas e o benefício é para o meio ambiente, para o Pantanal”, detalhou Sérgio Barreto, biólogo e analista do IHP. 

Antes e depois da Cachoeira do Peixe secar
Antes e depois da Cachoeira do Peixe secar e ser recuperada (Foto: IHP)

O impacto causado pela mudança climática ainda está sendo analisado. Porém, dados da ANA (Agência Nacional das Águas) indicam que as regiões hidrográficas do Centro-Oeste podem sofrer mais escassez por conta da redução da disponibilidade de água e aumento da temperatura do Brasil. Estudo de 2024 mostra que existe a possibilidade de redução de até 40% nos recursos hídricos em 2040.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mulher é morta pelo ex-namorado no centro de SP

Uma mulher de 52 anos foi morta com golpes de faca pelo ex-namorado taxista no…

Receita Federal libera 5° lote de restituição e paga R$ 314 milhões

Mais de 105 mil contribuintes que estão em dia com o leão podem consultar a…

Líder de ultradireita da França cancela fala na CPAC após gesto de Bannon

O líder francês de ultradireita Jordan Bardella cancelou, nesta sexta-feira (21), seu discurso na conferência…