Já pensou em ter a guarda de um animal silvestre? Por meio de um cadastro na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), você pode ficar responsável e cuidar de um dos 76 animais resgatados que não puderam voltar à natureza.
Veja abaixo como se inscrever para ser um guardião:
Em 2024, um total de 1.645 animais foram resgatados e encaminhados à Sema, porém, alguns não conseguiram retornar aos locais onde viviam, seja por problemas de saúde ou resquícios de maus-tratos e acidentes.
A guarda desses animais pode ser dada a qualquer cidadão que esteja devidamente cadastrado no órgão ambiental, more em Mato Grosso e assuma voluntariamente o dever de cuidador.
O prazo para a guarda provisória de um animal silvestre é de até seis meses e é concedido a cidadãos que não tenham sido autuados por crime ambiental.
Como fazer o cadastro
Para se cadastrar, o interessado deve protocolar os seguintes documentos na Sema-MT:
- Requerimento Padrão da SEMA preenchido (campos 1, 2, 3, 4, 7 e 8) e assinado;
- no campo 7 do requerimento, relacionar a(s) espécie(s) ou grupo(s) de interesse (exemplo: papagaio, periquito, macaco, jabuti, psitacídeos, primatas, aves de rapina, etc.), a quantidade pretendida e as informações sobre o local disponível para manter os animais (gaiola, viveiro, recinto, quintal, casa, apartamento, etc.);
- cópia de Documento Oficial de Identificação com foto e CPF;
- cópia de comprovante de endereço;
- declaração de capacidade de manutenção do animal (modelo disponível para download no final da página).
Depois, todos esses documentos devem ser encaminhados para a Gerência de Fauna Silvestre (GFAU), em até três dias, das seguintes formas:
- Presencialmente em uma unidade da Sema-MT;
- por e-mail, enviando os documento digitalizados para o endereço protocolo@sema.mt.gov.br
- pelos correios, enviando o documento para o endereço: Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Gerência de Fauna Silvestre (GFAU/CFRP/SUBIO) – Rua C, s/n, Centro Político Administrativo – CEP: 78.049-913 – Cuiabá, MT.
Todos os detalhes do passo a passo para preencher e enviar os documentos podem ser acessados neste guia disponibilizado pela Secretaria.
Como funciona a guarda de um animal silvestre?
Segundo a Sema, durante o processo de guarda, o tutor será acompanhado por equipes da secretaria para garantir a qualidade de vida dos animais.
Serão feitas inspeções para verificar se o local é adequado à vida do animal silvestre e se o guardião tem condições financeiras de arcar com as necessidades biológicas do animal escolhido.

Além disso, o tutor fica responsável por comunicar ao órgão diversas situações como morte, fuga, furto ou roubo do animal. Caso o guardião mude de endereço ou desista de amparar o animal, é preciso comunicar à Sema imediatamente.
Também é responsabilidade do guardião evitar a reprodução da espécie no cativeiro, mas, caso ocorra, o fato deve ser informado para providências cabíveis.

-
Mestres do teatro: animais que fingem estar mortos para sobreviver
-
Os gigantes brasileiros: conheça os maiores animais que vivem no país
-
3 práticas que são maus-tratos aos animais e você não sabia
-
5 animais desafiam a fome e passam meses sem comer