Veja como será a viagem da elefanta Pupy até o santuário em MT


O Santuário dos Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, está prestes a receber mais uma moradora: após 53 dias da data prevista e em clima de emoção, Pupy, a elefanta africana de cerca de 36 anos, já está a caminho do novo lar.

A elefanta deixou o ecoparque onde vivia, em Buenos Aires, na Argentina, nessa segunda-feira (14), rumo ao santuário, onde terá espaço, cuidados e autonomia necessários para retomar a vida de uma forma mais natural e digna.

Elefanta Pupy viajará de Buenos Aires para Santuário em Chapada dos Guimarães. (Foto: Reprodução SEB)

Após ser retirada do Parque Nacional Kruger, na África, Pupy viveu muito tempo em um local conhecido como o Templo Hindu dos Elefantes, no movimentado Ecoparque de Buenos Aires, na Argentina, onde tinha pouco espaço para desenvolver sua natureza selvagem.

Desde fevereiro, o diretor do SEB, Scott Blais, e a doutora Trish estavam no ecoparque acompanhando de perto a preparação para o transporte e a adaptação de Pupy na caixa.

A previsão era de que o animal saísse de Buenos Aires em 22 de fevereiro, mas a data foi prorrogada afim de garantir a segurança e conforto de Pupy. Após algumas conversas com os tratadores, a equipe decidiu que era o momento ideal para fechar a porta da caixa de transporte e partir.

A rota para o santuário é idêntica à jornada feita pela elefanta Mara em 2020.

Para ser colocada no caminhão, Pupy foi içada por um guindaste em uma caixa de transporte. O veículo a transportará por mais de 2,6 mil km até a nova morada. A previsão é de que ela chegue ao santuário no próximo fim de semana. (Veja vídeo abaixo)

De acordo com o santuário, os elefantes determinam como a viagem ocorre, com que frequência a equipe para e por quanto tempo, com o intuito de garantir que o animal esteja confortável durante a jornada, oferecendo-lhe segurança ao longo do caminho.

Scott informou por meio das redes sociais do santuário que Pupy está indo muito bem: continua comendo, “o que é um ótimo sinal de que está se sentindo confortável – e também um reflexo do excelente trabalho realizado por seus tratadores no ecoparque”, diz trecho da publicação.

Além de Scott e a doutora Trish, Pupy está sendo acompanhada por três tratadores. Câmeras dentro da caixa de transporte também monitoram o que ela sente, como cansaço, sede ou necessidade de uma pausa.

Santuário dos Elefantes Brasil

O Santuário de Elefantes Brasil é uma organização sem fins lucrativos, que ajuda a transformar as vidas e o futuro dos elefantes, devolvendo a eles a liberdade de poder ser quem querem e merecem ser – elefantes.

Localizado em Chapada dos Guimarães, o SEB atua com duas renomadas organizações internacionais de defesa e estudo dos elefantes: ElephantVoices e Global Sanctuary for Elephants

O santuário já abriga outros elefantes resgatados de condições de exploração, como Guilhermina – conhecida como Guille.

Pupy será a primeira elefanta africana no santuário mato-grossense, mas não ficará sozinha no habitat das fêmeas por muito tempo. Kenya, outra elefanta africana, deve chegar em breve para fazer companhia à Pupy, como afirma o SEB.

Em 2022, Guille veio para Mato Grosso com a mãe, Pocha, após longos anos morando no Ecoparque de Mendoza, também em solo argentino. Pocha, infelizmente, morreu meses após chegar ao novo lar.

A espera de Pupy para um local que a traga paz também foi grande: cerca de 6 anos se passaram em meio à burocracias para autorização da retirada dela e de outra elefanta, a Kuky, de Buenos Aires.

Kuky foi a companheira dela por mais de 30 anos no ecoparque, mas, faleceu em outubro do ano passado, semanas após a autorização de retirada e viagem ser concedida.

  1. Vídeo: elefanta Pupy inicia treinos para viagem ao santuário de MT

  2. Pupy: elefanta resgatada em Buenos Aires viverá em Chapada





Fonte do Texto

VEJA MAIS

EUA ordenam triagem em redes sociais de solicitantes de visto de Gaza

O governo Trump ordenou nesta quinta-feira (17) uma triagem nas redes sociais de todos os…

Jiboia de mais de 1 metro é vista em árvore no campus da UFBA; veja imagens

Uma jiboia de mais de um metro foi vista por estudantes da Faculdade de Arquitetura…

amizade inusitada viraliza na internet

Uma cena peculiar chamou a atenção de moradores e internautas. Um cachorro vira-lata caramelo foi…