Às vésperas das voltas às aulas de escolas públicas e privadas, o trânsito retorna a uma rotina de maior movimento em horários de entrada e saída escolar. Para te ajudar a levar sua criança em segurança durante o trajeto, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) emitiu uma série de recomendações para um trânsito seguro, como regras e sugestões. Confira:
-
Ligação de emergência terá localização compartilhada com socorristas
O órgão de trânsito alerta para que os motoristas e pedestres redobrem a atenção nesses períodos, que mais ocorrem infrações como fila dupla, crianças sem cinto ou dispositivo de segurança, estacionamento em locais proibidos, entre outros.
Ao transportar uma criança, é necessário se atentar aos dispositivos de segurança, específicos por idade. Para crianças até 1 ano, deve ser usado o bebê-conforto fixado no banco traseiro do veículo, de costas para o motorista. Já as crianças de 1 a 4 anos, devem ser transportadas em cadeirinha, fixada no banco traseiro do veículo, virada de frente para o motorista.
De 4 a 7 anos e meio de idade, o transporte é no assento de elevação, no banco traseiro, permitindo o posicionamento correto do cinto de três pontos sobre o peito e os quadris da criança. De 7 anos e meio a 10 anos, as crianças podem usar cinto de segurança de três pontos, posicionado na altura do peito e dos quadris da criança, no banco traseiro.
Em motocicletas, é importante que o capacete seja adequado para o tamanho da cabeça da criança e que ele esteja afivelado e com a viseira fechada. Outro ponto indispensável é observar a idade mínima para as crianças serem transportadas em motocicleta, o qual é de 10 anos, com a criança tendo tamanho suficiente para alcançar os pedais.