veja o caminho que seu voto percorre até ser apurado


Neste domingo (27), os cuiabanos irão decidir quem governará Cuiabá pelos próximos quatro anos. A expectativa, segundo a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, presidente do TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso), é de que o resultado do 2º turno das eleições municipais esteja pronto em até meia hora após o fim da votação nas urnas.

Mas, você já se perguntou qual o caminho que o seu voto percorre das urnas até a contagem? O Primeira Página conversou com o secretário de Tecnologia de Informação, Carlos Henrique Cândido, que explicou o passo a passo da apuração dos votos; assista abaixo:

O caminho do seu voto até o resultado das eleições

Mais de 44 mil eleitores são esperados para votação na tarde deste domingo em Cuiabá, das 7h às 16h, segundo dados do TRE-MT.

São três processos necessários para que os votos sejam contabilizados: apuração, transmissão e totalização, como explica Cândido.

Terminada a votação, o mesário precisa digitar uma senha para encerrar o funcionamento da urna. Então, um relatório é gerado pela urna e o resultado é gravado em, pelo menos, cinco arquivos diferentes – todos criptografados para que as informações fiquem em sigilo.

As informações geradas são:

  • o total de votos recebidos por cada candidato ou partido político;
  • votos em branco;
  • votos nulos;
  • número da seção;
  • identificação da urna;
  • quantidade de eleitores que votaram na respectiva seção eleitoral.

Esses arquivos podem ser gerados mídias de memórias, como pen-drives ou flash cards, que precisarão ser levados até um ponto de transmissão, que ficarão localizados em alguns colégios eleitorais em Cuiabá.

2º turno da eleição municipal de Cuiabá é neste domingo (27). (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

No local de transmissão, fica um computador já ligado à rede da Justiça Eleitoral para que a transmissão das informações seja feita via satélite e não corre risco de sofrer interferências de internet ou falta de sinal, como explicou o secretário.

Após a transmissão, o resultado dos votos entra em uma fila de processamento, que recebe os boletins do Brasil todo e são agrupados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os Tribunais Regionais Eleitorais participam dessa parte do processo de contagem e divulgação dos votos.

Picos de porcentagem ou virada no resultado das votações

Você já deve ter reparado, enquanto acompanha apurações de eleições, momentos em que a votação está disparada para um candidato e baixa para outro. Então, vem outro pico na porcentagem de votos e pode fazer que esse resultado tenha uma ‘virada’ em questão de minutos.

Isso acontece, conforme Cândido, porque o processamento dos votos é feita por um intervalo de tempo de até cinco minutos, analisando votos específicos de cada região eleitoral.

Então, após esses cinco minutos, a atualização do resultado pode mostrar esses picos devido ao valor total de toda a apuração desses cinco minutos, que pode contar com milhares de votos de uma só vez.

A distância da zona eleitoral até o local de apuração dos votos não influencia na sequência da apuração ou no tempo levado para o processamento dos votos, já que esse processo depende do tempo de atuação de encerramento no local de votação, da atuação do mesário para gerar e encaminhar os boletins e do período para a transmissão eletrônica dos resultados, como lembra o secretário.

Sigilo

O TRE-MT afirma que a urna eletrônica grava somente a indicação de que o eleitor já votou. Pelo embaralhamento interno e outros mecanismos de segurança, não há nenhuma possibilidade de se verificar em quais candidatos um eleitor votou, assegurando o sigilo do voto.

  1. Eleições 2024: Relembre as regras eleitorais para votar no 2º turno

  2. Denúncia de assédio eleitoral pode ser feita no site do MPT-MT

  3. Veja como foi debate com os candidatos à Prefeitura de Cuiabá





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Homem é flagrado com 458 perucas e 107 quilos de cabelo humano em MS

Um homem de 38 anos foi preso nesta quinta-feira (22) com R$ 920 mil em…

Homem encontra irmã desaparecida há mais de 40 anos em SC; veja vídeo

Dois irmãos, que estavam se procurando há mais de 40 anos, se reencontraram no interior…

ONG de MS está entre 100 melhores do Brasil em duas categorias

Em 20 anos de atuação, pela 1ª vez, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, localizado em…