veja os sinais de alerta


A língua é um órgão essencial para funções como fala, deglutição e paladar, mas também pode funcionar como um “termômetro” da saúde geral do corpo. Alterações em sua cor, textura ou tamanho podem sinalizar problemas que vão desde uma higiene bucal inadequada até doenças graves.

Língua pode indicar doenças graves (Foto: Reprodução/Internet)

De acordo com o cirurgião-dentista, Leandro Toyoji Kawata, “em condições normais, a superfície da língua apresenta uma cor rosa clara. Mudanças na sua aparência podem indicar diversas doenças, tanto locais quanto sistêmicas”.

Sinais de alerta na língua

Alterações na coloração da língua são os primeiros sinais que podem indicar problemas de saúde:

  • Esbranquiçada: Pode ser resultado de acúmulo de saburra, frequentemente associado à má higiene bucal, e está relacionado ao mau hálito. Também pode indicar infecção por fungos, como a candidíase oral.
  • Avermelhada: Um alerta para possíveis infecções bacterianas, como sífilis.
  • Amarelada: Pode ser sintoma de icterícia ou amiloidose, uma doença rara.

Mudanças no tamanho e textura também devem ser observadas:

  • Superfície lisa: Pode indicar anemia.
  • Língua aumentada: Sinal de acromegalia, condição causada por produção excessiva de hormônios, geralmente associada a tumores intracranianos.
  • Nódulos ou feridas: Podem variar desde condições benignas, como granuloma piogênico em mulheres grávidas, até câncer bucal, que pode ser fatal.

“A presença de feridas, nódulos e manchas tanto na língua quanto no restante da boca requer atenção imediata, pois pode indicar doenças graves, como câncer ou doenças autoimunes”, alerta o especialista.

Diagnóstico e prevenção

O exame clínico é o primeiro passo para identificar alterações na língua. Em casos mais complexos, exames de sangue, biópsias ou imagens são necessários.

A língua geográfica, por exemplo, embora pareça grave devido às manchas em tons de vermelho ou branco que formam um padrão similar a um mapa, é uma condição benigna diagnosticada clinicamente.

Para prevenir problemas de saúde bucal, é fundamental incluir a higiene da língua na rotina diária. O uso de escovas sem pasta ou raspadores de língua pode ajudar a remover resíduos que causam saburra.

“O autoexame é uma ferramenta valiosa. Observar a boca regularmente em frente ao espelho ajuda no diagnóstico precoce de possíveis problemas. Em caso de dúvidas, a consulta com um cirurgião-dentista ou estomatologista é indispensável”, finaliza Kawata.

Manter a língua saudável é mais do que uma questão estética. Ela pode ser um espelho da sua saúde e, com atenção e cuidado, ajudar a identificar problemas precocemente, garantindo uma vida mais saudável.

  1. 5 doenças que podem estragar seu fim de ano; saiba como prevenir



Fonte do Texto

VEJA MAIS

DNIT libera retomada das buscas no Rio Tocantins e atualiza rotas alternativas 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) autorizou a retomada das buscas por vítimas…

confira as datas de pagamento em 2025

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem conferir a…

Ucrânia atinge depósito de drones na região russa de Oryol

A Ucrânia disse no sábado (28) que atingiu um depósito de armazenamento e manutenção de…