Veja países que reconheceram vitória de Edmundo González na Venezuela

CNN Brasil


O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela disse nesta sexta-feira (2), que o presidente Nicolás Maduro venceu as eleições no país com 51,9% dos votos. O resultado, no entanto, é contestado pela oposição e por vários países da comunidade internacional.

Veja as nações que reconheceram vitória do candidato opositor Edmundo González:

Estados Unidos

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse nesta quinta-feira (1) que Edmundo González obteve o maior número de votos na eleição presidencial de domingo (28).

“Dadas as evidências esmagadoras, está claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano que Edmundo González Urrutia obteve o maior número de votos nas eleições presidenciais de 28 de julho na Venezuela”, disse Blinken em um documento divulgado pelo Departamento de Estado dos EUA.

A autoridade americana ainda declarou apoio à transição democrática entre os governos na Venezuela, dizendo que os Estados Unidos estão “prontos a considerar formas de reforçá-lo em conjunto com os nossos parceiros internacionais”.

Ele acrescentou: “Parabenizamos Edmundo González Urrutia pelo sucesso de sua campanha. Agora é a hora de as partes venezuelanas iniciarem discussões sobre uma transição respeitosa e pacífica, de acordo com a lei eleitoral venezuelana e os desejos do povo venezuelano”.

Argentina

Na mesma linha das declarações do Departamento de Estado dos EUA, a chanceler da Argentina, Diana Mondino, considerou Edmundo González Urrutia, como vencedor das eleições presidenciais.

“Todos podemos confirmar, sem qualquer dúvida, que o legítimo vencedor e presidente eleito é Edmundo González”, publicou Mondino em sua conta de X.

Uruguai

O Uruguai declarou que reconheceu Edmundo González como o vencedor das eleições, nesta sexta-feira (2).

“Com base nas evidências contundentes, está claro para o Uruguai que Edmundo González Urrutia obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais venezuelanas. Esperamos que a vontade do povo venezuelano seja respeitada”, publicou o ministro das Relações Exteriores, Omar Paganini, em sua conta no X.

Equador

O governo do Equador disse nesta sexta-feira (2) que há uma “evidente manipulação de resultados no processo eleitoral” da Venezuela e que reconhece como “legítimo vencedor” o candidato da oposição Edmundo González.

Um comunicado oficial foi divulgado no X (antigo Twitter).

Costa Rica

Em um comunicado nesta sexta-feira (2), o governo da Costa Rica disse que Edmundo González garantiu a maioria dos votos no pleito.

O país já havia oferecido asilo político a líder da oposição María Corina Machado e ao candidato Edmundo González.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Embaixador de Israel alertará sobre fim da “janela diplomática“ para conflito no Líbano

O embaixador de Israel na ONU dirá ao Conselho de Segurança que a “janela diplomática…

Vereador preso pode ter o mandato cassado na Câmara de Cuiabá

A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Cuiabá optou por dar andamento ao…

Policiais penais são presos por facilitarem saídas de presos na Bahia

Quatro policiais penais foram presos na manhã desta sexta-feira (20) em Salvador–BA, suspeitos de extorsão,…