Um acidente aéreo ocorrido em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, nesta quinta-feira (9) está sob investigação. O capitão André Elias, do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, em entrevista ao CNN 360º desta quinta-feira (9), apontou possíveis fatores que podem ter contribuído para a explosão da aeronave.
Segundo o capitão, as condições meteorológicas adversas e a alta velocidade do avião no momento do acidente são elementos que podem ter influenciado no desfecho trágico.
“A atmosfera não estava num dia completamente ensolarado, num dia bonito”, explicou Elias, destacando a presença de nuvens e pessoas andando com guarda-chuvas, o que indicava uma possível garoa.
Velocidade como fator agravante
O bombeiro também mencionou que a aeronave estava se deslocando em “velocidade bastante alta” no momento em que cruzava a cabeceira da pista.
Este fator, combinado com as condições climáticas desfavoráveis, pode ter sido determinante para o acidente.
No entanto, o capitão André Elias ressaltou que a investigação detalhada do acidente não é de competência do Corpo de Bombeiros.
“Para o Corpo de Bombeiros é muito difícil a gente falar em alguns fatores, enfim, não é competência legal”, afirmou.
Investigação em andamento
O capitão informou que o Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) e a Polícia Civil são os órgãos responsáveis pela investigação aprofundada do acidente.
Estas instituições “possuem competência, possuem todo o aparato necessário para determinar se foi um acidente”, explicou Elias.
As autoridades competentes agora trabalham para esclarecer as circunstâncias exatas que levaram à explosão do avião em Ubatuba.
A investigação promete ser minuciosa e longa, buscando determinar as causas precisas deste trágico incidente.