Vem chuvas fortes aí! Fique atento às dicas de segurança

raios em Cuiaba


Com risco de chuvas intensas e ventos fortes neste domingo (15), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo para Mato Grosso e vários estados do país.

Fique atento, pois durante o temporal existem situações que colocam em risco a segurança e que podem ser evitadas. Confira abaixo.

Mais de 1.500 raios foram registrado em Cuiabá nas últimas 24h. (Foto: Gustavo Arakaki)

Neste domingo, o estado terá chuvas que podem acumular entre 50 e 100 milímetros e ventos intensos de 60 a 100 km/hora. O alerta vai até as 23h59.

Durante o temporal, o Inmet orienta que as pessoas evitem o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, e que em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

Conforme o relatório, o alerta de perigo se estende desde Manaus (AM), passando pelos estados de Roraima (RR), Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ) até o Espírito Santo (ES).

Além disso, no Rio Grande do Sul há alerta vermelho para grandes tempestades, nas quais as chuvas podem superar os 100 mm com ventos fortes de mais de 100 km/h.

No Rio Grande do Sul há alerta vermelho para grandes tempestades. (Foto: Inmet)
No Rio Grande do Sul há alerta vermelho para grandes tempestades. (Foto: Inmet)

Na última quarta-feira (11), a capital de Mato Grosso amanheceu “debaixo d’água”. Choveu em Cuiabá 39,4 mm em apenas 1h. Além disso, foram registrados 1.564 raios em 24h, conforme o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Dicas de segurança

A Defesa Civil de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, compartilhou algumas medidas de segurança que valem para qualquer cidade do país; confira:

  • Evite ficar debaixo de árvores – Com as chuvas fortes, há chances de quedas de galhos, da própria árvore e de raios, portanto, mesmo dentro do carro, não estacione abaixo de árvores;
  • Limpe suas calhas – Não deixe para última hora para limpar as calhas e lugares de escoamento das águas;
  • Recolha os lixos – É primordial que se recolha o lixo e o coloque para recolher. Assim, diminui-se a chance de entupimento dos bueiros e consequentemente, de enchentes;

A concessionária de energia da capital mato-grossense reforça as orientações de segurança envolvendo redes elétricas:

  • Procure um lugar seguro. Não fique em áreas abertas e descampadas ou embaixo de estruturas metálicas e de árvores, que ser podem cair em rajadas de vento ou serem atingidas por raios.
  • Em casos de raios, retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
  • Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;
  • Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
  • Não utilize chuveiro elétrico durante as chuvas;
  • Não fique próximo a torres;
  • Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
  • E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.

É importante reforçar para não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em situações de iminente perigo, as pessoas devem manter a calma e evitar se locomover em meio a enxurradas.

Em caso de destelhamento, quedas de árvores ou qualquer outra situação que coloque pessoas em risco, contate a Defesa Civil.

Defesa Civil

Para atender a população, a Defesa Civil de Cuiabá mantém o telefone (65) 3623 9633 e o Whatsapp (65) 99310-8810. Em caso de emergência, as pessoas devem acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

A população pode também se cadastrar junto a Defesa Civil para receber no celular os alertas referentes à área onde mora. Para acionar o serviço basta enviar uma mensagem de texto contendo o CEP da rua de seu imóvel para o número 40199.

  1. Concurso dos Correios: o que vem depois da prova

  2. 5 animais que dão aulas de camuflagem

  3. 3 livros com histórias de fim que vão ressignificar seu fim de ano



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Netanyahu e Trump conversam sobre reféns em Gaza e situação na Síria

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, conversou com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump,…

Mulher é presa após queimar gatos vivos em Manaus

Uma mulher, de 59 anos, foi presa por queimar dois gatos na última quarta-feira (11),…

saiba como solicitar autorização para adolescente viajar sozinho

Chegou o período mais aguardado do ano para a garotada: as férias escolares. E, aos…